Atualizada às 11h55
A Prefeitura de Sertãozinho informou, na manhã desta terça-feira (5), que registrou um caso suspeito de varíola dos macacos no município. Este é o primeiro caso suspeito da doença que se tem notícia na região de Ribeirão Preto.
Segundo o Executivo, o paciente passa bem e é mantido em isolamento. O exame dele foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz e o resultado é aguardado.
VEJA TAMBÉM
Furto de fios causa desligamento de semáforos em Ribeirão Preto
Trânsito pela avenida Independência tem bloqueio em Ribeirão Preto
A Prefeitura de Sertãozinho chegou a divulgar que faria uma live nas redes sociais para dar mais informações da situação. No entanto, já no horário marcado, o Executivo desistiu da gravação.
O que é a varíola dos macacos?
O Ministério da Saúde explica que a doença é causada pelo vírus Monkeypox e a transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. Apesar do nome, os primatas não humanos não são reservatórios.
O boletim da mais recente da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informa que, até o dia 3 de julho de 2022, foram confirmados 78 casos da doença no Brasil, dos quais 77 são de pessoas do sexo masculino e 1 do sexo feminino
Os casos estão distribuídos nos seguintes estados:
São Paulo – 52
Rio de Janeiro – 16
Minas Gerais – 3
Ceará – 2
Rio Grande do Sul – 2
Distrito Federal – 1
Paraná – 1
Rio Grande do Norte – 1
Ao todo, são 5.859 casos de Monkeypox em 53 países.
Ainda conforme o Ministério da Saúde, no caso de suspeita de Monkeypox o paciente deve ser mantido isolado e as lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas.
O tratamento da Monkeypox é baseado em medidas de suporte com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir e tratar complicações e prevenir sequelas.
LEIA MAIS
Marília Mendonça e Cristiano Araújo terão álbuns com inéditas lançados este ano