Um tamanduá-bandeira que foi resgatado em Jardinópolis, município a 20 quilômetros de Ribeirão Preto, e passou por recuperação no Bosque Zoológico Fábio Barreto, foi reintroduzido na natureza nesta quinta-feira (5).
De acordo com o bosque, o animal foi levado para uma unidade de proteção ambiental, em ação que contou com apoio da Polícia Militar Ambiental e com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
O tamanduá-bandeira foi resgatado caído pelo Corpo de Bombeiros em uma plantação de soja, no dia 13 de dezembro de 2022. Em seguida, ele foi levado para o Bosque Fábio Barreto, onde passou por atendimento e encaminhado para o setor de quarentena.
Cavalo é resgatado enquanto se afogava em rio na região de Ribeirão Preto
Mais de 1,6 mil animais resgatados foram atendidos no Bosque de Ribeirão em 2022
De acordo o médico veterinário Márcio Junio Lima Siconelli, responsável pelo atendimento, o tamanduá estava “muito fraco”, debilitado, desnutrido e desidratado, e não conseguia ficar em pé e não respondia a estímulos.
Além disso, apresentava infestação por carrapatos. “De imediato já aplicamos soro e outras medicações, dando início ao tratamento”, disse. No bosque, o animal recebeu uma dieta calórica por indução oral nos primeiros dias. Após a melhora do quadro clínico foi introduzida uma alimentação natural, com cupins e ovos.
‘Uma Nova Chance’
Em 2022, o programa “Uma Nova Chance”, atendeu mais de 1,6 mil animais silvestres resgatados e levados para o Bosque Fábio Barreto após terem sido vítimas de queimadas, atropelamentos, acidentados na natureza ou vítimas de maus-tratos em decorrência do tráfico de animais.