A PF (Polícia Federal) cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nesta quarta-feira (15) em Ribeirão Preto, Serrana e Guatapará, durante a operação Corona contra suspeitos de integrar quadrilha de narcotráfico internacional e lavagem de dinheiro. Os mandados expedidos pela Justiça Federal em Pernambuco também são cumpridos em outras cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Amazonas. Ao todo, são 16 de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva. (leia mais abaixo)
Até por volta das 10h, quatro pessoas presas tinham sido levadas para a Delegacia da PF em Ribeirão, no Jardim Canadá, zona Sul da cidade.
Segundo a PF, a investigação teve início em em abril de 2020, após a apreensão de 650 quilos de cocaína no Aeródromo da Coroa do Avião, em Igarassu, cidade localizada na Região Metropolitana de Recife (PE). Com a prisão do piloto, copiloto e outros suspeitos a PF descobriu que o plano do grupo seria ocultar a cocaína em uma exportação de sucata destinada à Europa pelo Porto de Suape.
MAIS NOTÍCIAS
Caminhão com carga de gás tomba e pega fogo na Cândido Portinari
FGTS: Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar até R$ 1 mil
“Foi revelada, então, uma grande estrutura criminosa de empresas de fachada criadas com a finalidade de movimentar dinheiro para o crime organizado transnacional. As empresas estão espalhadas pelo país, mas se concentram, especialmente, no Estado de São Paulo. Só nos primeiros quatro meses de 2020, no período em que o grupo preso na Região Metropolitana de Recife arquitetava a exportação de cocaína frustrada pela PF, essas empresas movimentaram juntas mais de R$ 116 milhões”, afirmou a PF.
Os crimes investigados são tráfico internacional de drogas, financiamento do narcotráfico, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar, isoladamente, a mais de 20 anos de prisão.
A PF explicou que o a expressão Corona é um termo espanhol, que significa coroa em português, e faz referência ao local onde foi apreendida a droga em 2020. A operação envolve ao todo 80 policiais federais nesta quarta.
Veja os mandados e as cidades:
São Paulo
Praia Grande – 1 prisão e 2 busca e apreensão
Paulínia – 1 prisão e 1 busca e apreensão
Ribeirão Preto – 2 prisão e 4 busca e apreensão
Serrana – 1 prisão e 2 busca e apreensão
Guatapará – 1 prisão e 1 busca e apreensão
Itaquecetuba – 2 busca e apreensão
Poá – 1 busca e apreensão
Mato Grosso do Sul
Campo Grande – 1 prisão e 1 busca e apreensão
Pernambuco
Recife – 1 prisão e 1 busca e apreensão
Amazonas
Manaus – 1 prisão
Coari – 1 busca e apreensão
MAIS
Covid: Ribeirão tem novo agendamento de 4ª dose nesta quarta