A Transerp inicia nesta segunda-feira (8) a fiscalização na faixas de ônibus da zona Norte de Ribeirão Preto e poderá multar o motorista que trafegar por esses corredores exclusivos ao transporte coletivo.
VEJA TAMBÉM
Enterro de piloto de Ribeirão Preto tem homenagem com helicópteros
Chuva e frio: Previsão aponta mudança no tempo em Ribeirão Preto
As avenidas com a fiscalização de trânsito iniciada nesta segunda são as seguintes: Mogiana, Cavalheiro Paschoal Innechi e Meira Júnior.
As faixas exclusivas destas vias integram o Corredor Estrutural de Ônibus Norte/Sul, trecho 2, pelo programa Ribeirão Mobilidade.
Em avenidas da zona Sul onde também foram implantados os corredores de ônibus a fiscalização já teve início.
Saiba como é o uso da faixa exclusiva de ônibus:
– Os veículos particulares poderão realizar conversão somente à direita para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial
– Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que durante o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Também é permitido o tráfego de veículos do Corpo de Bombeiros, Samu, polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência
– Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus
Multas
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerado infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Estações
Os ônibus urbanos passaram a fazer parada junto às plataformas das estações de embarque/desembarque no canteiro central das avenidas Mogiana, Paschoal Innechi e Meira Júnior.
Sete novas estações foram ativadas desde o dia 25 de julho.
LEIA MAIS