O diretor de Transporte da Transerp, José Mauro de Araújo, disse nesta terça-feira (7) que a solução para evitar o furto de fios e o consequente desligamento dos semáforos está em aterrar a fiação de energia, em Ribeirão Preto. Somente em 2022 foram furtados mais de 2 quilômetros de fios de semáforos, com prejuízo de R$ 25 mil aos cofres públicos. (leia mais abaixo)
Segundo o diretor, esse modelo já foi implementado recentemente na remodelação viária da Praça Helio Smidt, nas avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen.
“Em todos os corredores de transporte em construção na cidade nós também vamos utilizar a rede subterrânea, seja para a ligação de energia e para a comunicação de dados”, ressaltou durante entrevista ao EPTV 1.
No entanto, os demais cruzamentos com semáforos na cidade ainda dependem de projetos e licitações para embutir os fios, e não há prazo, de acordo com Araújo.
“A nossa expectativa é de expandir essa solução ao poucos para toda a cidade, por isso estamos buscando outras alternativas tecnológicas para que possamos resolver a questão”, disse o diretor da empresa.
Conforme dados da Transerp, desde o dia 1° de janeiro deste ano até esta segunda-feira (6), foram furtados 2.139 metros de cabos semafóricos na cidade, em um total de 57 ocorrências. O caso mais recente, que faz parte desta estatística, ocorreu nesta segunda, na Via Norte.
Em relação ao prejuízo, já foram gastos mais de R$ 25 mil com reparos somente em 2022. A empresa informou que a zona Norte é a região onde há mais registros de furtos da fiação. (Com EPTV)