A empresa vencedora da licitação que fará a construção de uma miniestação de trem para abrigar a Locomotiva reformada, no Parque Maurílio Biagi, na região Central de Ribeirão Preto, deve iniciar as obras ainda no segundo semestre deste ano, informou a Prefeitura de Ribeirão Preto.
De acordo com a administração, o valor da obra é de aproximadamente R$ 500 mil reais. A empresa possui 90 dias para implantar a miniestação após a assinatura da ordem de serviço. O resultado do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial (DO) no início deste mês.
A responsável pela obra é a Laforma Comércio e Serviço LDTA, empresa situada na capital São Paulo. A Prefeitura informou que a estrutura será alta e com toda segurança, com câmera e iluminação, além de espaço para visitação, que será em cimento.
VEJA TAMBÉM
Guns N’ Roses chega a Ribeirão Preto nesta quarta-feira; Veja detalhes
IBGE abre novas vagas de trabalho para o Censo na região de Ribeirão
Restauração
A Locomotiva foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) , em Campinas. De acordo com a secretaria da Cultura, a restauração custou R$ 749 mil e ela só será transferida de volta a Ribeirão após a finalização da miniestação.
Segundo a Prefeitura, a reforma não apenas devolveu o aspecto original da Maria Fumaça, como também a possibilidade de um dia ela voltar aos trilhos, pois também foram feitos ajustes para o restabelecimento de suas funções operacionais.
Visitas guiadas e passeio turístico
O projeto contempla visitas guiadas na miniestação, para que o público compreenda a importância da Locomotiva e também do café para a época. A miniestação deverá ser instalada na parte mais baixa do Parque, ao lado do estacionamento da Câmara Municipal da cidade, conforme adiantou a reportagem do acidadeon.
Além disso, a ideia é criar no futuro uma linha exclusiva para fazer o passeio de trem em um roteiro turístico de Ribeirão Preto. Os estudos para a implantação deste projeto terá apoio do Conselho Municipal do Turismo, informou a administração.O prazo para sua execução ainda é desconhecido.
História e abandono
A Maria Fumaça ficava na praça Francisco Schmidt, na região Central de Ribeirão, mas por muitos anos sofreu com inúmeros furtos e vandalismo. Ela foi retirada da praça em 2020 para que ela fosse restaurada pela ABPF.
Fabricada na Alemanha em 1912, a Maria Fumaça foi utilizada para escoar a produção agrícola da região até o porto de Santos, no início do século passado. Ela é considerada patrimônio tombado pelo Conpacc (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural).