Um estudo promovido por pesquisadores das faculdades de Medicina e Educação Física da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto precisa de voluntários para avaliação dos efeitos da suplementação por aminoácido taurina aliada ou não à prática de exercícios físicos na composição corporal de pessoas idosas com obesidade sacopênica – quando a pessoa tem baixa massa muscular e excesso de peso.
Segundo o Jornal da USP, podem participar mulheres entre 60 e 75 anos, com obesidade grau I e II IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 a 40, não ser etilista ou fumante, não fazer tratamento para perda de peso, não ter impedimento médico para realização de atividade física e ter disponibilidade para participar de um programa de treinamento físico três vezes por semana por quatro meses na escola de Educação Física da USP Ribeirão.
Ribeirão tem programa de capacitação para desempregados; Veja como participar
Empresa anuncia recolhimento voluntário de lotes de chocolates; Entenda
As mulheres que tem interesse em participar do estudo podem fazer a pré-inscrição pela internet (clique aqui) e vão passar por um exame de imagem para avaliação da composição corporal. Após o exame, as pesquisadoras vão identificar e selecionar as voluntárias com sarcopenia, que é um critério de inclusão para participação.
O estudo é realizado pelas doutorandas Gabriela Ueta Ortiz e Gabriela Ferreira Abud, ambas da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto, com orientação da professora Ellen Cristini de Freitas da faculdade de Educação Física.
Para dúvidas, as mulheres interessadas podem entrar em contato com as pesquisadoras pelo e-mail gabriela.ortiz@usp.br ou telefone (16) 9.9146-1389.
Como calcular o IMC?
O IMC é usado para avaliar se a pessoa está no peso ideal em relação à altura. O cálculo é a divisão do peso do paciente pelo resultado do cálculo da altura multiplicada por ela mesma.