- Publicidade -
CotidianoUSP Ribeirão: Jogos virtuais ajudam no combate ao sedentarismo

USP Ribeirão: Jogos virtuais ajudam no combate ao sedentarismo

Para pesquisador da USP Ribeirão Preto, jogos de videogames ajudam na condição cardiorrespiratória de crianças

- Publicidade -

Pesquisador afirma que jogos que exigem movimento aumentam o interesse de jovens por atividades físicas (Foto: reprodução/UFG)

 
O pesquisador Hugo Tourinho Filho, professor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo), afirma que os jogos de videogames podem ser um aliado no combate ao sedentarismo.  
 
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO 

Em entrevista para rádio USP, o professor afirmou que os chamados exergames, jogos que captam e virtualizam os movimentos virtuais dos jogadores, ajudam na sociabilização das crianças e também podem melhorar a condição cardiorrespiratória, índices de força e o perfil lipídico (nível de colesterol e triglicérides) das crianças.  

“Não é a solução para os nossos problemas nesse nosso estilo de vida que está cada vez mais sedentário. Mas sem margem de dúvida é uma excelente ferramenta para motivar, não só crianças, mas a população em geral para movimentar-se”, declarou.  

- Publicidade -

Entre 2018 e 2019, Hugo Tourinho participou de uma pesquisa de mestrado que apontou melhora na autoestima e na percepção corporal das crianças após o contato com esses jogos de videogame. Na ocasião, também foi identificado o aumento do interesse por outras atividades físicas.   
 

Pesquisador afirma que jogos que exigem movimento aumentam o interesse de jovens por atividades físicas (Foto: reprodução/UFG)

Durante a pandemia, o professor orientou os pais das crianças que participaram do estudo a utilizar esses jogos para que pudessem se movimentar durante o período de isolamento social.  
 
Contudo, ele disse que ainda não é possível avaliar os efeitos do isolamento social, provocado pela pandemia da covid-19, nas crianças, e o excesso do uso de tecnologia decorrente da situação.
 
“Vale a pena investir nesse novo padrão de exercício. Que é usar a tecnologia, não mais como vilão, mas como aliado”, completa o professor. 

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -