A USP Ribeirão Preto está à procura de voluntários que tenham a pressão alta para realizar um estudo com o extrato da beterraba. O estudo quer verificar se o extrato da beterraba consegue abaixar a pressão que está descontrolada.
Quem pode participar?
– Homens de 20 a 65 anos;
– Ter pressão alta;
– Tomar até dois remédios para controlar a pressão*
*Atenção: O voluntário pode não tomar nada, estar com a pressão descontrolada, tomar um remédio e estar com a pressão descontrolada ou tomar dois remédios e estar com a pressão descontrolada.
– Não ter nenhuma outra doença grave
– Não ter alergia a beterraba
O estudo tem duração de 74 dias sendo necessário realizar oito visitas no CSE Cuiabá (Centro de Saúde e Escola). Durante esses 74 dias, os voluntários irão fazer o uso do extrato de beterraba em sachê.
A pesquisadora e farmacóloga, Vitória Rondon, explicou o porquê do uso do extrato da beterraba, “a gente escolheu a beterraba porque ela é rica em nitrato, que é uma substância que no nosso organismo vira óxido nítrico. E o óxido nítrico faz vaso dilatação, que quer dizer que os nosso vasos sanguíneos dilatam e, com isso, a pressão arterial pode ser reduzida.
Ainda segundo a pesquisadora, o estudo está sendo realizado apenas em homens “porque nas mulheres a alteração hormonal durante o ciclo menstrual pode interferir nos resultados do estudo”. Para mais informações, entre em contato pelo telefones (12) 991626377 (Vitória) ou (16)981642489 (Letícia).
Veja também: Incêndio atinge barracos em comunidade de Ribeirão Preto