cotidiano

Educação de Ribeirão quer antecipar 2ª dose de professores

Acordo da Prefeitura de Ribeirão Preto com sindicato prevê determina a volta às aulas com todos os profissionais vacinados

| ACidadeON/Ribeirao -

(Foto: Weber Sian/ACidade ON)
 
A Prefeitura de Ribeirão Preto pediu para o governo estadual a antecipação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) para os profissionais da educação. O município pretende antecipar o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal para o mês de agosto. 

LEIA MAIS - Aulas presenciais: Professores devem tomar 2ª dose da vacina
 
A prefeitura ainda aguarda resposta sobre a solicitação. De acordo com decisão da Justiça do Trabalho, e acordo firmado entre a secretaria da Educação e o sindicato dos Servidores Municipais, a abertura das escolas só pode ocorrer se a prefeitura seguir uma série de medidas, entre elas, a vacinação integral dos profissionais.  

Segundo a juíza Paula Rodrigues de Araújo Lenza, a vacinação integral ocorre quando todos os profissionais tomarem as duas doses da vacina contra covid-19 para as fabricantes que exigem, como são os casos das vacinas da Pfizer, AstraZeneca e a CoronaVac.  

No Brasil, apenas o imunizante desenvolvido pela Janssen foi liberado para imunização com dose única.  

Retorno em setembro
 
Parte dos profissionais da educação de Ribeirão Preto, com idades entre 18 e 46 anos, foram vacinados nos dias 22 e 23 de junho com a vacina da Pfizer. Para este imunizante, o retorno está previsto para três meses após a aplicação da primeira dose, ou seja, a partir de 22 de setembro.  

No entanto, a secretaria da Educação de Ribeirão Preto pretende antecipar o retorno das aulas presenciais previsto para o dia 3 de agosto para o ensino fundamental e 23 de agosto para o ensino infantil.  

Além da vacinação integral dos profissionais da educação, o acordo entre a secretaria da Educação e o sindicato dos Servidores também estipula a avaliação das escolas por médicos infectologistas e a distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Publicidade