Aguarde...

Vacinas

16 mil pessoas deixam de tomar a 2ª dose da vacina em Ribeirão

Secretaria estadual da Saúde alerta para o elevado número de pessoas que deixaram de completar a imunização contra covid-19

| ACidadeON/Ribeirao

Os imunizantes CoronaVac (esq.) e AstraZeneca (Imagem: Divulgação)
 
Segundo a secretaria estadual da Saúde, mais de 16,6 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus (covid-19) no DRS (Departamento Regional de Saúde) de Ribeirão Preto não tomaram o complemento da imunização. Os dados foram compilados nesta terça-feira (20) pela pasta. 

LEIA MAIS - Vacina: Ribeirão abre agendamento para 2ª dose da AstraZeneca
 
Segundo o levantamento, são 7,8 mil pessoas que tomaram a CoronaVac, do Instituto Butantan, que não retornaram aos postos de vacinação. A CoronaVac tem retorno previsto para complemento a partir de duas semanas da aplicação da primeira dose.  

Além disso, outras 8,8 mil pessoas que foram imunizadas com a primeira dose da vacina da Oxford/Astrazeneca não retornaram. Para este imunizante, a segunda dose deve ser oferecida três meses após a primeira.  

A região de Ribeirão Preto registrou até ontem (20) 7,8 mil faltosos que não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Vacina do Butantan e 8,8 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford.  

A outra vacina contra covid-19 utilizada na região de Ribeirão Preto que necessita do reforço, a fabricada pela Pfizer, passou a ser disponibilizada em junho. Como a segundo dose deve ser aplicada após três meses, o retorno deve ocorrer apenas em setembro.  

Segundo o Vacinômetro, do governo estadual, foram aplicadas 480.419 doses da vacina contra covid-19 em Ribeirão Preto. Ao todo, 352.747 pessoas receberam a primeira dose e outras 111.794 completaram a imunização. Além disso, 15.878 moradores receberam a vacina da Janssen, que é de dose única.  

No estado
 
A secretaria de estado da Saúde alerta para o aumento da quantidade de pessoas que faltaram na aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19. Até o momento, 642 mil pessoas que tomaram o imunizante, não retornaram.  

O estado orienta para que as pessoas retornem aos postos para receber sua segunda dose, de forma a concluir seu esquema vacinal e garantir a proteção contra a doença.  

Entre o total de faltosos de hoje, 284,4 mil ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da Vacina do Butantan e 357,6 mil da vacina da Astrazeneca/Oxford.  

Três semanas atrás, o balanço era de 239,2 mil ausentes, somando respectivamente 179,7 mil e 59,5 mil pendentes de cada imunizante citado.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON