Vacinação

Ribeirão aplica 2ª dose da Pfizer em quem tomou AstraZeneca

Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Ribeirão Preto havia garantido o estoque para vacinação com a segunda dose da AstraZeneca

| ACidadeON/Ribeirao -

Vacinas da AstraZeneca e da Pfizer (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
 
A secretaria da Saúde de Ribeirão Preto está aplicando vacinas contra covid-19 da Pfizer como segunda dose em pessoas que tomaram a vacina da AstraZeneca imunizadas entre os dias 23 e 24 de junho.  

Na última sexta-feira (10), o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) disse em live nas redes sociais que o município contava com estoque para complemento do ciclo vacinal dos moradores que tomaram o imunizante da Fiocruz.  

LEIA MAIS - Veja quem vai receber a terceira dose da vacina até outubro  

"Aqueles que tomaram a primeira dose, as segundas doses estão reservadas e o que não vamos e não podemos fazer é começar a aplicar a terceira dose ou seguir para outras vacinações sem ter vacinas nos nossos estoques", disse Nogueira na ocasião.  

Nesta quarta-feira (15), a secretaria da Saúde disse que o estoque atendia pessoas vacinadas com a AstraZeneca até o dia 22 de junho e a partir desta data precisou seguir a orientação do governo estadual para uso de vacinas da Pfizer, por conta da falta dos imunizantes distribuídos pela Fiocruz.  

"Essa situação de substituição do fabricante de vacina dependerá da regularização do estoque da vacina AstraZeneca no Estado de São Paulo e poderá ter continuidade ou não", afirma a pasta em comunicado.  

O ACidade ON teve acesso a carteira de vacinação de um morador que foi imunizado no dia 23 de junho com a vacina AstraZeneca. E recebeu o complemento do ciclo vacinal nesta quarta-feira com a vacina da Pfizer.  

Impasse  

A falta de doses da AstraZeneca foi motivo de mais um atrito entre o governo de São Paulo e o Ministério da Saúde. O governo paulista acusa a pasta de deixar de enviar cerca de 1 milhão de doses da AstraZeneca para São Paulo.  

Em contrapartida, a Saúde disse que não estava devendo lotes da segunda dose da vacina ao estado e que imunizantes foram usados como primeira dose.  

Porém, o Ministério da Saúde deve enviar ainda nesta quarta-feira 458 mil doses de vacinas da AstraZeneca para o Estado de São Paulo.   

Segundo a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula, os imunizantes devem ser distribuídos nos próximos dias aos municípios.



Mais notícias


Publicidade