As pichações tomaram conta de diversos equipamentos do Parque Maurílio Biagi, em Ribeirão Preto. Entre os alvos dos vândalos, estão esculturas do artista ítalo-brasileiro Bassano Vaccarini. Local foi escolhido para receber a miniestação que vai abrigar a locomotiva que ficava na praça Francisco Schmidt.
As pichações também são encontradas na lanchonete, nos equipamentos da academia ao ar livre, nos pilares, placas e nos banheiros do parque. Por meio de nota, a Secretaria da Infraestrutura informou que vai providenciar a limpeza e remoção das pichações.
Aguardando dinheiro para reforma: Museu do Café de Ribeirão segue fechado
Tudo que você precisa saber sobre o retorno da Locomotiva a Ribeirão
No comunicado, a pasta lembrou que as obras de Bassano Vaccarini são tombadas e, por isso, devem ser respeitados os critérios de restauração. Além disso, informou que “conta com o apoio da população para denunciar os atos de vandalismo” pelo telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana que funciona 24h.
Miniestação no parque
No último dia 14 de setembro, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que deve iniciar ainda em 2022 a construção da miniestação que vai abrigar a locomotiva que ficava na praça Francisco Schmidt.
A Maria Fumaça foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, de Campinas, em trabalho avaliado em R$ 749 mil. A locomotiva foi retirada da praça em 2020 e desde então não retornou para Ribeirão Preto.
A expectativa é que, após a conclusão do abrigo, a população possa participar de visitas guiadas no local, para que se possa entender a importância do equipamento e da cultura do café em Ribeirão Preto.
A miniestação deverá ser instalada na parte mais baixa do parque, ao lado do estacionamento da Câmara Municipal. A prefeitura informou que o local contará com câmera de segurança e iluminação.