Um idoso de 70 anos morreu após ser atacado por abelhas no bairro Adelino Simioni, na zona Norte de Ribeirão Preto. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital das Clínicas Unidade de Emergência, mas não resistiu.
No vídeo do momento do ataque (assista logo após o texto), é possível ver vizinhos e pessoas que passam pela rua desesperadas tentando ajudar de várias formas. Mas ficou a dúvida de qual a melhor maneira de ajudar uma vítima atacada por abelhas.
Segundo especialistas, a primeira dica é nunca jogar cobertores ou lençóis sobre a vítima. Isso faz com que o inseto fique preso junto ao corpo da pessoa que está recebendo o ataque. A primeira indicação é sempre entrar na água, mergulhando em uma piscina ou represa que possa estar por perto.
Como nem sempre isso é possível – a pessoa pode não saber nadar ou não encontrar piscinas nas proximidades do ataque – especialistas também indicam jogar água e sabão. O sabão faz peso nas asas da abelha e o inseto fica temporariamente sem voar.
Outra informação importante é para retirar a vítima de perto da colmeia ou do enxame. Após o ataque, o correto é lavar os locais das picadas com água corrente e esperar o socorro chegar (com EPTV).
O ataque
Segundo os relatos de quem presenciou o ataque das abelhas, parte da colmeia que ficava na árvore caiu. Os insetos ficaram agressivos e foram em direção do idoso de 70 anos.
A vítima levou mais de mil picadas. Lúcio Mário Ramos Garcia sofreu o ataque no domingo (10) e morreu na madrugada desta quarta-feira (13).