A região de Ribeirão Preto, a partir desta segunda-feira (25), vai precisar seguir regras das fases laranja e vermelha do Plano São Paulo. O que vai definir a fase é o horário e o dia da semana.
Na atualização do Plano SP, realizada na última sexta-feira (22) pelo governador João Doria (PSDB), endureceu as regras da quarentena para tentar conter a explosão de casos da covid-19 em todo o Estado.
No caso da região de Ribeirão Preto, nos dias úteis, entre 6h e 20h, as regras são da fase laranja. No restante do períodos, fase vermelha (veja na tabela logo abaixo as regras e os detalhes).
A próxima atualização do Plano SP deve ser realizada em 5 de fevereiro, com as novas regras entrando em vigor no dia 7 de fevereiro. No entanto, caso alguma região tenha uma piora acentuada no avanço da covid-19, o Estado pode determinar a qualquer momento a aplicação da fase vermelha em período integral.
Confira as regras:
– Nos dias úteis, entre 6h e 20h, a região de Ribeirão Preto segue regras da fase laranja
– Todos os dias, no período noturno (20h às 6h), a região de Ribeirão Preto segue regras da fase vermelha
– Nos sábados, domingos e feriados a região de Ribeirão Preto segue as regras da fase vermelha
Regras da fase laranja:
– Bares não podem abrir
– Todos os demais setores podem funcionar com 40% da capacidade, por até 8 horas diárias e com fechamento obrigatório às 20h
– Só podem funcionar após às 20h serviços de drive-thru e delivery
– Parques públicos podem funcionar
Regras da fase vermelha :
– Apenas atividades essenciais podem funcionar
– É vedado o consumo de alimentos no local da venda
– Vendas via delivery e dirve-thru estão liberadas
– São atividades essenciais: farmácias, supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, transporte coletivo, oficinas de veículos, atividades religiosas, hotéis, bancos, óticas, pet shops, locais que fazem manutenção de celulares e hospitais