Na última sexta-feira (11), a USP (Universidade de São Paulo) emitiu comunicado informando que vai voltar a obrigar o uso de máscaras de proteção contra covid-19 em ambientes fechados. Em Ribeirão Preto, a obrigatoriedade segue apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde, além da universidade.
Segundo a Secretaria da Saúde, nos outros locais o uso de máscaras é facultativo. O uso da proteção no transporte coletivo foi desobrigado no último mês de setembro, contudo o município recomenda a utilização das máscaras nos ônibus, principalmente para pessoas de grupos vulneráveis, como idosos, pessoas imunossuprimidas ou quem apresenta sintomas gripais.
Apostador de Ribeirão Preto leva bolada na Mega-Sena; Veja os números
Homens morrem após moto colidir com poste em avenida de Ribeirão Preto
Retorno?
Na sexta-feira, o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o uso de máscara em locais fechados poderá voltar a ser obrigatório no Estado, se o próximo boletim epidemiológico demonstrar que as internações, especialmente nas UTIs, estão aumentando progressivamente.
A medida será discutida na próxima segunda-feira (14) em reunião com o comitê da Secretaria de Ciência e Desenvolvimento em Saúde. No entanto, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) já descartou o retorno da medida, após recomendação do grupo.
“Nosso secretário de Ciência e Pesquisa, David Uip, reforçou a recomendação do Governo de São Paulo para que aqueles que puderem usar as máscaras usem. Principalmente em locais fechados e aglomerados, mas ainda longe de uma eventual obrigatoriedade”, disse.