Barretos, cidade na região de Ribeirão Preto está perto de um colapso hídrico. O município está há quatro meses sem chuva.
O decreto homologado pelo Governo do Estado de São Paulo ressalta a importância do racionamento de água e explica que moradores têm enfrentados transtornos, em alguns casos, chegam a ficar cinco dias seguidos sem água.
Por conta da estiagem e da falta d’água, a cidade depende da captação de dois córregos, além de poços profundos.
Barretos tem 122.485 habitantes e todos estão sendo afetados pelo período de seca. O decreto ainda autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil na reabilitação do cenário atual. Ajuda voluntária também foi autorizada pelo município, os grupos devem atuar na realização de campanhas para arrecadação de recursos junto aos barretenses.
Captação de água
No último encontro entre governo e município, ficou acordado com os empresários da região que possuem outorga na cidade, que eles devem ceder uma faixa de horário para a captação de água pela prefeitura.
O mesmo deve ser feito com produtores rurais que possuem reservatórios. O intuito é minimizar cada vez mais os impactos da crise hídrica para a população.
Previsão de chuva
De acordo com o Climatempo, a cidade não tem previsão de chuva para os próximos 15 dias. As temperaturas chegam aos 40ºC, com mínima de 20ºC.
SAIBA MAIS
Incêndio atinge estação ecológica na região de Ribeirão; veja vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que Diddy disse sobre os príncipes William e Harry?