A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou nesta terça-feira (25) que o Centro de Saúde Mental que será instalado no prédio da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central vai passar a operar no próximo dia 7 de novembro. De acordo com a pasta, esta será a primeira etapa do projeto, que estava previsto para ser entregue no primeiro semestre deste ano.
A reportagem do acidade on Ribeirão apurou que a implantação do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) IV, ainda vai necessitar de outras duas etapas. Inclusive, o prédio deve passar por reformas em 2023. A UBDS deixou de realizar pronto atendimentos no dia 1º de setembro de 2021.
Ribeirão Preto terá 7 feriados prolongados em 2023; Veja quais são
Dias de jogos do Brasil na Copa são feriados? Entenda o que diz a lei
Segundo a Secretaria da Saúde, a unidade vai funcionar 24 horas e disponibilizará, para pacientes psiquiátricos em situação de urgência, 20 leitos de observação, além de atendimento ambulatorial pós-alta com retorno do paciente agendado. Três dos leitos disponíveis são destinados, exclusivamente, para crianças e adolescentes.
A secretária da Saúde de Ribeirão Preto, Jane Aparecida Cristina, afirma que a ocupação dos leitos depende de encaminhamento através das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), locais que os pacientes devem continuar procurando para urgências.
“Temos como consequência inevitável um inchaço e sobrecarga das demandas de saúde mental na rede de prontos atendimentos do município, que não está preparada em termos de qualificação de recursos humanos e estrutura física para absorver essa demanda”, disse a secretaria.
O corpo clínico do Caps IV será formado por profissionais especializados no tratamento em saúde mental, com equipe composta por médicos psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.