O feriadão prolongado do feriado de 7 de setembro será o primeiro desde janeiro com a maioria das atividades de lazer liberadas pelo Plano São Paulo.
Nesta terça-feira, 31 de agosto, foi publicado do decreto de ponto facultativo nas repartições públicas na segunda-feira, 6 de setembro. Já a Prefeitura de Ribeirão Preto, tinha definido a data como ponto facultativo no decreto 271/2020.
Assim, funcionários públicos do Estado e do município de Ribeirão Preto param no final do expediente da sexta-feira, 3 de setembro, é só retornam para as atividade na quarta-feira, 8 de setembro.
Vale ressaltar que o ponto facultativo da segunda-feira não dá folga para os empregados da iniciativa privada. O feriado da terça, no entanto, é válido para todos os trabalhadores brasileiros.
E as regras do Plano São Paulo?
Segundo o Plano São Paulo, comércio e serviços não têm limitação de horário para funcionar e a ocupação é de acordo com o alvará. Shows e baladas com pessoas em pé seguem proibidos.
No entanto, nem todas as cidades estão seguindo o Plano São Paulo. Então, a recomendação é: antes de viajar consulte o site oficial da prefeitura do local que você vai. No caso de Ribeirão Preto, por exemplo, comércio e serviços tem toque de recolher a meia-noite (clique aqui e veja todas as regras de Ribeirão).
E o tempo, como fica?
Segundo a plataforma Climatempo, não há previsão de chuva nos primeiros 10 dias de setembro no Estado de São Paulo. A temperatura, lógico, vai virar de acordo com a região.
Na Baixada Santista, por exemplo, prevê temperatura de 22°C no dia 7 de setembro. Já em Ribeirão Preto, a máxima prevista no mesmo dia é de 36°C.