Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem identificado como servidor público de São Simão, município a 51 quilômetros de Ribeirão Preto, pisando sobre a cauda de uma sucuri.
O animal havia sido resgatado de um rio que corta a cidade momento antes da gravação, na tarde desta quarta-feira (8).
VEJA TAMBÉM: Não vacinados que chegarem ao Brasil vão precisar de quarentena
Nas imagens, um grupo de pessoas aparece em frente à Prefeitura Municipal, na rua Rodolfo Miranda, no Centro. Amarrada, a cobra é retirada de dentro de um tambor. Livre da corda, o animal começa a rasteja pela via, enquanto diversas pessoas riem da situação.
Na sequência, o funcionário da prefeitura tenta pegar a cauda com a mão. Sem conseguir, resolve pisar na cobra.
Apuração
Em contato com a reportagem, o prefeito de São Simão, Marcos Daniel (DEM), afirmou que o caso será apurado pelo setor jurídico. O nome e a área em que o servidor público atua, porém, não foram informados.
O acidade on tentou entrar em contato com o homem, mas não obteve retorno.
Desfecho
Segundo informações, a cobra havia sido resgatada do rio São Simão. Atualmente, o local passa por um processo de limpeza.
De acordo com o biólogo Antônio Bordignon, que participou da remoção do animal, a sucuri é um macho adulto, de aproximadamente dois metros.
À reportagem da EPTV, o biólogo explicou que os trabalhos de remoção foram necessários por três motivos.
“Porque ela poderia sair do rio e atravessar uma via pública, correndo risco de ser atropelada, porque alguns moradores pescam no rio e poderiam matar o animal por medo, e, terceiro porque o rio passa no fundo de muitas residências que possuem animais domésticos, podendo atrair a sucuri em busca de uma presa fácil”, disse.
Ainda de acordo com Bordignon, o animal seria solto nesta quinta-feira (9) no rio Tamanduá, na Estação Ecológica Santa Maria, em São Simão.