Aguarde...
Voltar

cotidiano

Com vazamentos, fonte da Praça XV está desligada há mais de um ano

ACidade ON foi questionar a prefeitura sobre o desligamento após internautas pedirem informações; Local completa 80 anos em 2019 e não tem previsão de reparo

| ACidadeON/Ribeirao

 
No ano que completa 80 anos, a Fonte Luminosa da Praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto, está com problemas e, de acordo com a prefeitura, não há a perspectiva que o monumento volte a funcionar.

O ACidade ON foi buscar a informação após vários internautas questionarem o motivo de a fonte não ser mais ligada.  

A Administração Municipal Informou que prioriza outros projetos. A última vez que a fonte foi ligada foi em maio de 2018, mas foi detectado um vazamento no espelho d'água.  

De acordo com a secretaria de Infraestrutura, responsável manutenção do espaço, foram encontrada rachaduras, que teriam sido provocados pelo desgaste do material pela ação do tempo.  

A pasta afirma que isso se deu porque a Fonte Luminosa não teria recebido a manutenção correta ao longo dos anos. Para evitar o desperdício de água, a fonte foi desligada. O governo afirma que a prioridade, no momento, é investir recursos na recuperação de vias públicas.  

Opinião
 
O arquiteto e urbanista Cláudio Bauso, ex-presidente do Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural), lamenta a decisão. "A primeira matriz de Ribeirão Preto ficava naquele local. Então, um ícone sacro, religioso, deu lugar a algo que em todas as cidades, é um marco, que agrega pessoas. Muitos casamentos, namoros, saíram do entorno daquele espaço", afirma.  

Bauso ainda lembra que o local é tombado pelo Condephaat, órgão do governo estadual responsável pela fiscalização do patrimônio histórico paulista, assim como todos os elementos que compõem a paisagem da Praça XV, como bancos e poste de iluminação, por exemplo. "É um absurdo. Na verdade, eles largaram a praça inteira. É simplesmente um descaso a cultura", complementa.  

Histórico
 
A Praça XV de Novembro foi construída em 1890 e ganhou o primeiro chafariz no local em 1900. Onde está localizada a fonte luminosa é o espaço em que ficava uma capela, que foi demolida em 1905.  

Nos anos 1930 a praça passou por uma remodelação e, em janeiro de 1939, foi inaugurada a Fonte Luminosa. De acordo com a administração municipal, a Praça XV conta com 104 postes de iluminação em ferro fundido e 168 bancos de madeira.  


Leia mais:
Relógio da Praça XV de Novembro é lugar de chorinho, cultura e Alê



Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON