Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Sentenças judiciais protestadas: metro singular da inadimplência

Estamos trazendo algo que raramente vem à tona, porque estamos acostumados a analisar a impontualidade nos pagamentos apenas sob os ângulos dos títulos protestados

| ACidadeON/Ribeirao

Professor Vicente Golfeto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
São diversas as óticas pelas quais podemos ver e analisar a inadimplência, também chamada de impontualidade nos pagamentos. Certamente a quantidade mas, mais importante ainda, o valor das sentenças judiciais protestadas nos tabeliães de uma comarca, constitui uma delas. Por isso, desde 2017, mês a mês, estamos prestando atenção nesta realidade.
 
Considerando-se sempre o período de janeiro a setembro, mas especificamente do triênio 2017, 2018 e 2019, formamos o primeiro quadro com os valores monetários das sentenças judiciais protestadas. Trata-se de um quadro detalhado que permite ao analista deter-se sobre os números que constituem, como dissemos acima, um dos mais preocupantes ângulos através do qual pode se enxergar a impontualidade nos pagamentos, o que configura o que se chama de inadimplência. 
 
Já o quadro 2 (imediatamente abaixo) sintetiza e configura o metro desta inadimplência no triênio considerado. A primeira conclusão a que se chega é que a impontualidade no pagamento que, vista por esta ótica, se já não era pequena em 2017, aumentou desmesuradamente em 2018 mas, mesmo reduzindo o total em relação a 2019 (neste mesmo exercício) apresenta números superiores aos de 2017. 
 
Estamos trazendo ao prezado leitor e à prezada leitora, algo que raramente vem à tona porque estamos acostumados a analisar a impontualidade nos pagamentos apenas sob os ângulos dos títulos protestados por falta de pagamento.  

Estes títulos são sobretudo as notas promissórias não pagas, as duplicatas e as triplicatas não honradas e também os cheques emitidos sem suficiente provisão de fundos, dentre outros títulos. De qualquer forma, como temos acompanhado estes números periodicamente, prometemos analisar a inadimplência mencionada também através de contratos de alienação fiduciária, de duplicatas de serviço, de protesto da quantidade do valor das sentenças arbitrais, realidade que muitas vezes, talvez por desconhecimento, não merece análise necessária da mídia.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON