Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Caneta azul, Enem e as dicas

Vocês já sabem que devem levar caneta preta, e não a azul, confusão gerada por causa da maravilhosa letra da música do compositor Manoel Gomes

| ACidadeON/Ribeirao

Luiz Puntel é escritor e formado em letras (Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)

Galera que vai prestar o Enem, antes de 'Partiu Local de Prova', leiam as dicas abaixo. Vocês já sabem que devem levar caneta preta, e não a azul, confusão gerada nas redes sociais por causa da maravilhosa letra de música - até me arrepia só de ler tanta poesia, gente! -  do compositor Manoel Gomes: "caneta azul / azul caneta / Caneta azul tá marcada com minhas letra"; assim mesmo, com essa concordância estapafúrdia."
 
Brincadeiras à parte, senhores candidatos, a primeira dica é ir direto ao "tema" da prova de redação. Ele estará depois dos textos motivadores, no subtítulo Proposta de Redação e vem entre aspas. Por que ficar atento a esse detalhe? Porque, quando se inicia a leitura pelos textos motivadores, o candidato mais apressado é induzido ao erro, como no ano passado, de entender que o tema era "controle da internet", quando uma leitura mais calma e focada apontou para o tema verdadeiro, ou seja, como o sistema manipula nosso comportamento ao controlar nossos dados na internet. No ano retrasado, não era para dissertar sobre os surdos, mas sobre os "desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Perceberam como é importante ler e reler o tema para não confundir alhos com bugalhos? 

Outra dica: agora que têm certeza de qual é o tema, leiam os textos motivadores. Eles são importantes para direcionar a discussão a ser feita. Não é à toa que está escrito, no começo da proposta para vocês dissertarem "a partir dos textos motivadores...", ou seja, se ofereceram os textos para serem lidos, é preciso levar isso daí em conta, talkei?
 
Mais uma dica: não se esqueçam de pensar no "projeto de texto", ou seja, no "esqueleto", na "planta" da redação. Em outras palavras, nos "ingredientes" que vocês usarão para compor o posicionamento crítico a respeito do problema que pediram para ser resolvido.
 
Candidatos inexperientes disparam a rascunhar o texto, sem se ater a este detalhe. Qual? O detalhe, como diz a proposta, de "selecionar, organizar e relacionar, de forma coerente e coesa, os argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista." 

Selecionaram e esquematizaram os "ingredientes", os argumentos? Pensaram também nos exemplos, dados, possíveis autores ou filmes e livros a serem citados? Não se esqueceram da competência 5, a solução, que deve ser detalhada em Agente, Ação, Modo e Efeito? Maravilha! Agora, distanciem-se um pouco do que já arquitetaram e resolvam um número de 20 ou 30 das 90 questões propostas. Cuidado para não empacarem nas mais difíceis. Controlem o tempo e voltem a rever o "projeto de texto" da redação. Têm certeza de que os "ingredientes" estão selecionados e organizados?  

Agora sim, Partiu Rascunho! Ao terminar, ainda não passem a limpo. Continuem a resolver as questões que faltam. Controlem o tempo e tenham a certeza de que, depois de terem lido e relido o rascunho, aí sim Partiu Passar a Limpo a redação. Assim, evitarão ideias (também sem acento, talkei?) geniais, correndo o risco de querer mudar tudo de repente. Boa prova!  

-----------------------------  

Puntel, ainda impactado com a poesia da letra de música "Caneta Azul". Mas, é preciso ver se é Bic ou Compactor, talkei?

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON