Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Diálogo de portaria

Boa tarde! Vou na casa 66! Deseja falar com quem? Com o Ronnie!

| ACidadeON/Ribeirao

Gustavo Junqueira é jornalista (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Diálogo de portaria  

O automóvel Logan para bem ao lado do interfone da portaria do condomínio num final de tarde. O motorista abre o vidro elétrico escurecido do carro, aperta o botão para falar com o porteiro e anuncia:

- Boa tarde! Vou na casa 66!

- Boa tarde! Deseja falar com quem? responde o porteiro pelo interfone

- Com o Ronnie!

- Com quem? Ivone?

- Não! R O N N I E!!!!

- Ah ... igual o cantor Ronnie Von, né? E qual o seu nome? pergunta o porteiro

- Elcio Queiroz!

- Welson?

- Não! E L C I O Q U E I R O Z!

- Ah ... pois não, seo Elvis ... e qual o número do seu RG?

- AI5-13.12.1968!

- AI5 ... então o senhor vai querer falar mesmo com o ... Eduardo? indaga enquanto anota o nome, horário e RG numa ficha.

- Não! Com o Ronnie!

- Ah ... me desculpe, seo Elton ...me confundi ... Já estou chamando lá ... casa 66 ... um instante ... enquanto não atendem lá, posso lhe fazer uma pergunta, seo Elder?

- Pode!

- O senhor é o Queiroz que trabalha com seo Flavio? "É nóis, Queiroz!"

- NÃO! enfatiza Elcio em alto e bom som

- Ah ... que pena ... sabe o que é ... tenho uma sobrinha, lá na periferia, moça direita, sabe até datilografar e está precisando de uma oportunidade. Ia ver se não teria uma vaga lá na no gabinete do seo Flavio ... Um momento, já vou interfonar na casa 66.

- Não posso ajudar, sinto muito respondeu Elcio já um pouco impaciente.


O interfone da casa 66 atende.

- Pois não!

- Seo Ronnie?

- Positivo!

- O senhor Elvio está aqui na portaria e deseja visitá-lo. Posso autorizar a entrada?

- Positivo!

- Pois não, seo Ronnie! Já vou autorizar! Boa tarde!


O porteiro desliga a chamada do interfone para a casa 66 e o direciona novamente para o dispositivo ao lado do carro de Elcio.

- Seo Celso? O seo Roni autorizou a sua entrada. O senhor sabe chegar lá? Seguindo reto, até a casa 36, que é a do seo Carlos, o senhor vira bem, mas bem à direita ... não siga pelo centro nem pegue à esquerda ali porque senão erra o caminho. Quando está no condomínio, o seo Carlos está sempre na varanda mexendo no celular dele e mandando mensagens ... como fala mesmo? Tuíte ... tuitando ...

- Eu sei chegar lá na casa 66! Melhor JÁ IR abrindo esse portão ... irritou-se Elcio.

- O que o senhor disse? Seo JAIR? O senhor também vai falar com o seo Jair? Então espera um minutinho que eu vou interfonar na casa do seo Jair, a 58, para ver se ele está ...


Imediatamente o porteiro desliga a comunicação com Elcio e aciona o interfone da casa 58. O motorista, nervoso, pensa em buzinar ou sair do carro e dar alguns passos até a guarita para reclamar do porteiro, mas permanece dentro do veículo já que não quer chamar mais atenção e criar um incidente a ser registrado nas câmeras. Aguarda alguns segundos ansioso e passa a apertar o botão do interfone da portaria insistentemente. O porteiro demora um minuto para atender e se explica:

- Seo Elvio, me desculpe a espera ... liguei na casa do seo Jair, mas ele está viajando ... tá lá pra Brasília ...

- Meu AMIGO! NÃO vou falar com o Jair ... VOU visitar o RONNIE, da CASA 66! Me abra essa porra de portão do caralho, POR FAVOR!

- Ô, seo Lécio, me perdoe ... entendi errado ... o interfone tá com um chiado e às vezes me confundo. Já estou abrindo, uma boa tarde para o senhor!

- Pra você também! Passar bem!

Elcio fecha o vidro elétrico, engata a marcha, acelera e entra no condomínio sem não antes pensar em voz alta: "Meu Deus do céu! Que porteiro babaca! Aonde esse país vai parar? Deus acima de tudo está vendo que o Brasil precisa de alguém com mão firme acima de todos! Deixa pra lá, não vou me esquentar ... hoje é noite de caçar hienas!"


*Gustavo Junqueira é jornalista

Mais do ACidade ON