Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Liderança disruptiva: O quê é isso?

O aumento da concorrência global obriga que as empresas se reinventem para poder ter competitividade

| ACidadeON/Ribeirao

José Eduardo Fernandes é mestre em Educação da FAAP Ribeirão Preto (Foto: Divulgação)
Em algum momento já mencionei que, cada vez mais, as empresas terão que produzir mais, com menos recursos financeiros, materiais e humanos.

Apesar de parecer frio o comentário, ele é uma realidade do mercado organizacional. O aumento da concorrência global obriga que as empresas se reinventem para poder ter competitividade e se manterem perenes e competitivas.

E é nessa hora que voltamos nosso olhar para as pessoas. Se nossa empresa precisa de competitividade, ela se dá através das pessoas. Qualidade? Através das pessoas. Inovação? Adivinha: pessoas. Ou seja, o que é mais importante na sua empresa são as pessoas.

Para capitanear todo esse processo, voltamos a falar da liderança. Mas não da liderança tradicional à qual estamos acostumados. Me refiro a um tipo de liderança que deve ser, cada vez mais, presente nas organizações contemporâneas. Trata-se da Liderança Disruptiva.

Mas, afinal, o que é ser disruptivo: (substantivo feminino) interrupção do curso normal de um processo. Termo utilizado quando algo não pode continuar na maneira normal.

Um exemplo notório de disrupção são os avanços tecnológicos, que determinam o desaparecimento de produtos ou de serviços, por conta da mudança da mentalidade das pessoas ao longo do tempo. Na liderança, o conceito segue o mesmo preceito, onde é necessária a mudança de uma mentalidade de liderança tradicional para a liderança disruptiva.

Líderes disruptivos também podem ser chamados de líderes conscientes, educadores e servidores, que fazem uma gestão com base no exemplo e no respeito. É alguém que está constantemente à procura de melhores soluções, formas e processos que impactam o negócio em geral, sem ter medo de "sacudir" o status quo. É uma liderança compartilhada.

Mas não se trata de mudar por mudar. Afinal, no discurso é fácil, e muitos líderes não conseguem avançar a partir daí. É preciso integrar a mudança ao modus operandi da empresa.

Entre algumas características dos líderes disruptivos destacam-se: são visionários, otimistas, têm segurança e autoridade, sabem ouvir, constroem junto com os liderados, amam suas equipes, são sinceros, empáticos e gostam de dar feedback constante. 


Os 5 principais hábitos:

VERDADE: a verdade às vezes dói, mas é este choque que ela provoca que faz com que as pessoas tomem decisões que talvez não tenham percebido antes.

CONTINUAR LÍDER MESMO NA MUDANÇA: muitos se sentem desconfortáveis com as mudanças. Já diz o ditado: "MAR CALMO NÃO FORMA BOM MARINHEIRO".

DECISÃO: característica fundamental em um líder disruptivo. É preciso contar para suas equipes exatamente o que querem, quando e por quê.

QUEBRAR REGRAS E ESCREVER NOVAS: a palavra "normal" não existe. Se ficou normal, já está obsoleto.

SE ENCONTRAM NA INCERTEZA: nunca sabem se algo vai funcionar até tentarem. Modificam seus pressupostos e adaptam seus planos.

E você? Está preparado?
 

*José Eduardo Fernandes é mestre em Educação, professor da FAAP Ribeirão Preto e gestor de Recursos Humanos


Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON