Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Ninguém quer ser professor

E nada melhor para homenagear a classe dos mestres que um poeta; Faço minhas as palavras do belíssimo texto do poeta Fabrício Carpinejar

| ACidadeON/Ribeirao

Luiz Puntel é escritor e formado em letras (Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)
Há um mês, comemorou-se o Dia do Professor. E nada melhor para homenagear a classe dos mestres que um poeta. Por isso, faço minhas as palavras do belíssimo texto do poeta Fabrício Carpinejar. Abramos aspas:  

*****  

PROFESSOR - Fabrício Carpinejar  

"Um professor sempre será melhor que o Google. Porque o professor não dá uma informação, conta histórias. Porque o professor funciona mesmo sem Wi-Fi, mesmo sem luz, mesmo no temporal. Porque o professor não facilita a busca, exercita a memória. Porque o professor não cria dependência, mas possibilita amizades. Porque o professor pode mudar o destino de um assunto, voltar atrás, recomeçar de novo, dependendo das necessidades da turma. Porque o professor não realiza só o que você deseja, vai além com detalhes e comparações. Porque o professor lê a sua alma quando levanta o dedo para a pergunta, não apenas recebe uma dúvida. Porque o professor também se importa com aquilo que não entendeu mais do que aquilo que quis perguntar. Porque o professor escolhe falar do que ama. Você não está apenas tendo uma aula sobre um conteúdo, e sim testemunhando uma história de amor. Porque o professor não coloca o seu salário acima da vocação, não coloca as circunstâncias acima dos indivíduos. Porque o professor não julga, é todo feito para compreender, e enxerga a nota como um retrato provisório de sua curiosidade. Aposta na recuperação milagrosa quando nem mais a família tem esperança. Porque o professor não pratica nenhuma competição, não patenteia as suas frases, não sonega o que viveu, repassa tudo o que assimilou na carreira. Porque o professor vislumbra o que você pode vir a ser, não se fixa em sua idade. Porque o professor já foi aluno e entende que a atenção é resultado da confiança. Porque, quando dá as costas, o professor continua enxergando com os ouvidos. Porque o professor não tem pressa, já que cada um tem o seu ritmo. Porque o professor não é onipotente. Faz humor quando erra. Você aprende a ser humano como ele. Porque o professor fica feliz quando alguém demonstra saber mais do que ele. Porque o professor realiza trabalhos em grupo para os alunos se admirarem pelo conhecimento. Porque o professor cede o seu espaço para apresentações, torcendo para que um aluno goste de ser professor no futuro. Porque o professor sofre com elegância. Nunca saberá quando está triste. Ele inspira a seguir adiante ainda que sem ânimo, a não parar a rotina devido a algum descontentamento". 

Vale a pena, para fazer o contraponto com este texto, assistir a um vídeo. Bora pro Youtube? Bota lá "ninguém quer ser professor" e pasmem!

______________________________  

Puntel, lembrando que Guimarães Rosa dizia que "mestre não é quem ensina, mas quem, de repente, aprende."

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON