Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

docon

Redes sociais: Aliadas do RH

Me diga: ao avaliar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores, qual é a sua nota?

| ACidadeON/Ribeirao

Foto: Pixabay

Vamos pensar primeiro em rede social de forma mais ampla. Reflita sobre todos os grupos nos quais você está inserido: amigos, família, trabalho, faculdade etc. Todos, sem distinção, são caracterizados como uma rede social, e têm como finalidade primária conectar pessoas. Até poucos anos atrás, essas conexões eram feitas em uma boa roda de "conversa fiada", como diziam os "antigos". Desde 1990, com a origem da Internet, essas conexões passaram a ser, em sua grande maioria, virtuais.

Trazendo esse assunto ao mundo corporativo, quando começamos a pensar em "redes sociais", me diga: ao avaliar o relacionamento da sua empresa com os seus colaboradores, qual é a sua nota? Já pensou em usar uma rede social corporativa como meio para esse relacionamento ser ainda melhor?

No mundo moderno, é difícil conhecer aquele que não tem uma rede social ativa. Utilizar esse meio de forma inteligente pode fazer com que ele se torne aliado do departamento de Recursos Humanos. Relacionar-se com os clientes e ter um SAC 3.0 é apenas o começo para uma empresa nas redes.

Já pensou em usar as redes sociais como ferramenta de endomarketing? Engajar seus colaboradores em um projeto, conhecer os valores da empresa, divulgar novas vagas para processos internos e externos, disseminar um conteúdo relevante? Há uma infinidade de ações possíveis com essa ferramenta.

O Endomarketing Digital, como é chamado, é a evolução das técnicas de relacionamento com o colaborador aplicadas ao meio digital. E não é apenas postar um recado que normalmente estaria no mural da empresa. É engajar, orientar e fazê-lo entender o quanto aquilo pode ser importante para ele.

Ao entrar nas redes e utilizá-las como meio de comunicação, a empresa deve entender que essa também é uma via de mão dupla e que o seu colaborador também falará com você sobre a rotina de trabalho dele. E pense quanto isso pode ser proveitoso para o desenvolvimento da sua equipe.

Empregados motivados formam equipes que trabalham em sinergia. E são estas equipes que vão levar os negócios a resultados cada vez melhores. Por isso, o papel da área de RH é justamente "vender" a imagem da empresa para os seus colaboradores.

Para uma empresa, não basta estar nas redes sociais, precisa ter planejamento. Não é simples, mas se feito da maneira correta, elas serão sua grande aliada! É importante salientar que o objetivo de desenvolver essas ações é indispensavelmente agradar, motivar, engajar e interagir com os colaboradores. Eles são o seu público final e, portanto, suas ações de marketing corporativo devem ser pensadas para eles.

Para ajudar, seguem algumas das principais ações de endomarketing para fazer e implantar na sua empresa:

. Pesquisa de Clima com os colaboradores;
. Feedbacks mensais;
. Canal direto com a alta liderança e demais profissionais;
. Cursos e Treinamentos;
. Ações de Integração de "novos" e "velhos" colaboradores;
. Comunicação interna abrangente;
. Apresentação de novas ideias;
. Aniversários e/ou datas comemorativas;
. Novos benefícios;

E a lista é longa, basta um pouco de estudo e engajamento. Tenho certeza que você produzirá bons resultados através do endomarketing no RH.


*José Eduardo Fernandes é mestre em Educação, professor da FAAP Ribeirão Preto 

*Bruna Murtha é especialista em Mídias e Redes Sociais



Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON