Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Veja dicas para aproveitar descontos da Black Friday com segurança

Comércio espera aumento de até 20% em vendas durante data, comemorada neste ano no dia 23 de novembro; já comércio eletrônico prevê crescimento de 8% em vendas

| ACidadeON/Ribeirao

Lojas apostam nas promoções da Black Friday (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Faltando uma semana para a Black Friday, os consumidores já começam a se preparar para poder aproveitar os descontos oferecidos pelos lojistas na data, neste ano celebrada em 23 de novembro.

De acordo com Paulo César Lopes, presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), muitos consumidores aproveitam o período de ofertas para antecipar as compras de Natal. Por isso, a expectativa da entidade para os negócios no mês de novembro é um crescimento de 10 a 20%. "Os clientes aguardam a ação para comprar um produto desejado com melhor preço. Cada lojista desenvolve a sua própria ação. Alguns já estão com promoções, ou seja, anteciparam as ofertas e, outros, prolongarão para os dias seguintes à Black Friday", explica.  

Já para o e-commerce (comércio eletrônico), o especialista Vinícius Melo afirma que a expectativa de crescimento em relação ao ano anterior é de 8%. Parte desse aumento, segundo ele, é o crescimento do número de e-consumidores. "O e-commerce vem crescendo nos últimos anos. Em 2017, mesmo com cenário de crise, ele cresceu 7%".  

Para poder aproveitar a Black Friday e não ter dor de cabeça, Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp, e Vinícius Melo deram dicas para poder aproveitar a data e conseguir um bom negócio com segurança. Confira:  

- Saiba o que você quer comprar
Antes da Black Friday começar, é importante que o consumidor tenha uma noção de quais produtos ele está querendo comprar. "Estabeleça um limite de produtos e pense que está procurando esses produtos. Senão você está precisando de uma TV, vê um celular barato, compra e acaba gerando um parcelamento sem comprar o produto que estava realmente precisando", exemplifica Marcelo.

- Use a internet a seu favor
Se você ainda não separou os produtos que quer comprar, há a chance deles terem sofrido algum aumento no último mês, fazendo com que os consumidores paguem "a metade do dobro" na data. Por isso, use sites com o Zoom e o Buscapé, que possui um histórico de preço dos produtos nos últimos meses, para saber se houve alguma alteração de preço. Esses sites também permitem comparar o valor do mesmo produto em várias lojas.

- Não aproveite apenas a sexta-feira
Muitas lojas já começam a realizar reduções do preço de produtos dias antes da Black Friday. Por isso, se você encontrar algum produto com um valor mais baixo antes da data, pergunte para um vendedor ou para o SAC online. "É bom fazer uma boa pesquisa na quinta. Hoje grandes varejistas estão disponíveis no chat, então pergunte se esse é o valor da Black Friday. Se responder que é, não vai mudar depois e você corre risco dele esgotar", afirma Vinícius.  

- Pagamento à vista
Muitas lojas oferecem um desconto adicional para quem pagar à vista. E ah, se você for comprar em uma loja física muitas vezes não é necessário levar o dinheiro. "Andar com dinheiro sempre é um risco e equivalente a esse pagamento em dinheiro é o pagamento à vista no cartão de débito", comenta Marcelo.

- Está com pressa? Compre nas lojas físicas
Se você está precisando do produto com urgência, vá às lojas físicas. "A compra de internet tem esse aspecto negativo de muitas vezes não chegar em tempo hábil ou o produto vir com algum problema e precisar ser trocado. A compra na loja física elimina muitos dessabores", afirma Marcelo.

- Conheça bem o produto antes de comprá-lo
Se você está na dúvida em qual produto comprar, a dica de Marcelo é comprar na loja física para poder conhecer melhor a mercadoria. "Às vezes a pessoa quer pegar o produto nas mãos, ver ele ao vivo para não ter surpresas". Já para quem está interessado em comprar online, a sugestão é ter todas as informações do produto anotado, para não acabar comprando um celular parecido, mas que tem menos memória ou uma televisão que não acessa à internet.

- Conheça a loja em que vai comprar
No site da Black Friday é possível ver todas as lojas online que estão participando do dia, enquanto no site do Procon é possível ver sites que não são recomendados. "O Reclame Aqui é outro site que o consumidor pode olhar a avaliação da empresa. Ligar para a empresa é outra dica, se certificar de que ela existe", afirma Vinícius.  

- Bom demais para ser verdade? Desconfie
Um iPhone por R$ 399? Provavelmente, é cilada. Porém, Vinícius afirma que já tiveram sites que enganaram consumidores com promoções como essa. Portanto, se encontrar uma promoção do tipo, desconfie e verifique o site em que ela está sendo oferecida.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook