Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Nova prova vai avaliar se síndico está apto a cuidar de condomínio

Quem for aprovado em exame, que será realizado em três cidades do país, ganhará um certificado reconhecido pela Fundação Vanzolini, que é ligada à USP

| FOLHAPRESS

Foto ilustrativa (Foto: F.L.Piton / Arquivo A Cidade)


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No próximo sábado (19), será realizada pela primeira vez uma prova que promete testar se um síndico está apto ou não a administrar um condomínio.Quem for aprovado no exame ganhará um certificado de Síndico 5 Estrelas, reconhecido pela Fundação Vanzolini, que é ligada à USP (Universidade de São Paulo). 

"Com isso, os condomínios estarão certos de que o síndico contratado terá conhecimento e capacidade para realizar a gestão", afirma o idealizador do projeto, Ricardo Karpat, especialista em condomínios e diretor da Gábor RH. 

Existem no mercado diversos cursos de formação de síndicos profissionais, mas, segundo Karpat, em nenhum deles há uma prova final que ateste a assimilação dos conteúdos. Por isso, a importância da nova certificação, diz.Qualquer pessoa pode se inscrever, até quarta-feira (16), e é preciso pagar uma taxa de R$ 245.  

A avaliação será aplicada simultaneamente em São Paulo, Brasília e Florianópolis.Com duração máxima de quatro horas, a prova terá 80 questões de múltipla escolha sobre diferentes temas ?administração, finanças, assembleia, recursos humanos, legislação, segurança e manutenção.  

Além disso, o candidato também deverá responder por escrito a três perguntas sobre ata, convocação e multas.Para ser aprovado, será preciso acertar pelo menos 80% do exame e 25% por disciplina.De acordo com Karpat, a avaliação deve ser realizada sempre nos meses de janeiro e agosto. Mais informações no site.

Veja também