Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

Economia

Palestrantes do Business Day explicam o que é economia criativa

Conceito será abordado na série de palestras e bate-papos nesta quinta-feira (16), no Centro de Eventos do Ribeirãoshopping

| ACidadeON/Ribeirao

Adriana Silva participará de um dos bate-papos do Business Day (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

Participantes de uma das palestras do Business Day, que acontece nesta terça-feira (14), no Centro de Eventos do Ribeirãoshopping, em Ribeirão Preto, a educomunicadora Adriana Silva e a historiadora Lilian Rosa destacaram que pretendem explorar um tema pouco falado: economia criativa.  

O tema será abordado no encontro, voltado para empreendedores de toda a região metropolitana, com possíveis aplicações e saída para a geração de renda e empregabilidade. O objetivo, segundo elas, é alinhar as características de cada município através da inovação.  

"O primeiro passo é identificar potenciais. Isto é: se existe uma classe criativa ou referencias culturais. Aqui há muitos a serem explorados. Cinema, música, teatro, literatura e o próprio patrimônio cultural são alguns exemplos", diz a especialista na área de história.  

Adriana, no entanto, ressalta que Ribeirão é uma cidade com potencial, mas não potencializada.  

"É importante colocar que a economia criativa não é um jeito criativo de fazer economia. Longe disso. Economia criativa é aquela que, com criatividade, potencializa um campo [...]. A gente estuda a região há muito tempo e sabe que não existem políticas públicas ou setores privados pensando nisso".  

"A importância de eventos como esse são as conexões que ele cria, pois colocam pessoas para saberem o que as outras estão fazendo. Na minha opinião, inclusive, os pilares que sustentam um município com este conceito são os da sustentabilidade, da cultura e a conectividade", finaliza a educomunicadora. Ela e Lilian fazem parte do IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais). 

Business Day  

A edição de economia do Business Day, organizada pela Virazóm, em parceria com a OA Eventos, contará com uma arena para negócios, expositores e várias palestras e debates com grandes nomes do cenário econômico. Arnaldo Jabor integra o time como participação especial.  

O cineasta, roteirista, diretor e produtor cinematográfico, dramaturgo, crítico, jornalista e escritor brasileiro conduzirá um bate papo intitulado "A economia no cenário nacional e internacional".  

Os demais vão abordar assuntos como a reforma da previdência social e a economia em geral.  

Confira a programação completa:  


14h Palestra "Novos rumos da previdência" com Hilário Bocchi Júnior, advogado especialista em previdência social;
15h15 Debate sobre economia digital com Eduardo Soares, especialista em mídias digitais; José Chavaglia Neto, especialista em economia e revolução digital; e Fernando Mansano especialista em e-commerce;
16h45 Debate sobre economia criativa com Lilian Rosa, pós doutoranda em economia criativa; Adriana Silva da ONG 2030 e Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico e tecnológico da FIPASE;
21h Palestra Especial com Arnaldo Jabor, jornalista e cineasta  

SERVIÇO
Business Day  


DIA: terça-feira, 14 
HORÁRIO: das 13h às 22h
LOCAL: Centro de Eventos do Riberãoshopping
INGRESSOS: de R$ 55 a R$ 75
www.ingressorapido.com.br  

Lilian Rosa é historiadora (Foto: Weber Sian/ ACidade ON)




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON