Aguarde...

Economia

Ribeirão tem aumento de 17% nas denúncias contra empregadores

Dados do MPT contemplam o 1º quadrimestre e apontam para um total de 303 notificações; segundo órgão, 42% foram registradas somente durante a pandemia

| ACidadeON/Ribeirao

Denúncias podem ser feitas no site do MTP Campinas (Foto: Arquivo / A Cidade)
 

Números divulgados pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) indicam que, nos primeiros quatro meses de 2020, houve um crescimento de 17% nas denúncias contra empregadores em Ribeirão Preto. De acordo com órgão, as notificações saltaram de 258 para 303, se comparado ao mesmo período de 2019.   
 
Ao todo, cerca de 42% (127) foram feitas apenas entre março e abril, meses em que teve início a pandemia do novo coronavírus.  
 
"Quase metade delas [denúncias] cita como irregularidade cometida na redução de salário sem contrapartida, o que quer dizer sem redução de horas trabalhadas, por exemplo, a demissão em massa e a falta de acerto pelo fim do contrato de trabalho", explicou o procurador do Trabalho, Elisson Miessa, em entrevista exibida nesta segunda-feira (18), no telejornal EPTV 2.
 
CLIQUE E LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
 
No mês de abril, um garçom, que preferiu não ser identificado, foi demitido de um restaurante.  

Segundo ele, o patrão não quis fazer o acerto da demissão. O homem estima que faltaram dois salários e meio, o valor do vale refeição e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 
 
"Acho que ele [patrão] tinha que ter consciência, porque cada um que trabalha lá era chefe de família. Estávamos precisando. Tentamos vários contatos, mas não conseguimos", afirmou o homem na entrevista.  
 
Segundo o procurador Elisson Miessa, a irregularidade com mais frequência denunciada ao MPT é a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).  

Ainda de acordo com Miessa, o órgão tem agido em conjunto com a Vigilância Sanitária e unidade regional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para identificar possíveis irregularidades trabalhistas. 
 
Denúncias  
 
Devido à pandemia, o atendimento no MPT está sendo feito somente pela internet.  

Todas as denúncias podem ser registradas no site do MPT de Campinas

Mais do ACidade ON