Aguarde...

Economia

Ribeirão: Supermercados têm aumento de 78% nas contratações

Segundo Apas, setor empregou 2.215 pessoas somente no último mês de agosto; diretor vê com otimismo o surgimento de novas vagas até o fim de 2020

| ACidadeON/Ribeirao

Diretor vê com otimismo a oferta de novas vagas por conta das festas de fim de ano (Weber Sian / ACidade ON)
 
O setor de supermercados em Ribeirão Preto registrou, no último mês de agosto, um aumento de 78% nas contratações. Os números, divulgados pela Apas (Associação Paulista de Supermercados), indicam que 2.215 pessoas foram empregadas. No mesmo período de 2019, a área contratou 1.239 funcionários.  
 
De acordo com o diretor da Apas em Ribeirão, Rodrigo Canesin, a mudança nos hábitos da população, por conta da pandemia do novo coronavírus, estimulou o surgimento das oportunidades. Ele ainda se diz otimista quanto ao aumento nas contratações por parte de supermercados até o final de 2020. 

"Como supermercado é essencial à população, não paramos e, automaticamente, absorvemos um pouco do que ficou dos outros setores que tiveram queda, como restaurantes e bares. A população começou a fazer seu próprio alimento dentro de casa. A tendência, sempre no setor de supermercado, é a de que as contratações aumentem no fim do ano, por conta do Natal e do Ano Novo", explicou Canesin, em entrevista à EPTV.
 
"A procura aumentou por motoristas, devido às vendas on-line, assim como por separadores de produtos e repositores, que ajudam em todo esse processo", acrescentou o diretor. 
 

Bons números
 
Ainda de acordo com a Apas, mesmo com a pandemia, o setor de supermercados apresenta um saldo positivo (diferença entre contratações e demissões) de 1.069 vagas em 2020.    
 
O atacado é o meio de compra que lidera o ranking de contratações em agosto, com 843 funcionários registrados. Logo em seguida vêm os minimercados, responsáveis pela geração de 654 vagas. Já em terceiro estão os supermercados, com 555 e, por último, os hortifrútis, que empregou 163 trabalhadores.

Mais do ACidade ON