Aguarde...

Economia

IBGE anuncia suspensão de provas para o Censo 2021

Medida ocorre devido ao corte de R$ 71 milhões no orçamento da nova pesquisa; região de Ribeirão Preto tem quase mil vagas para recenseador

| ACidadeON/Ribeirao


Provas para o concurso do Censo 2021 estão suspensas (Foto: Divulgação)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou, nesta terça-feira (6), a suspensão das provas dos concursos para o Censo 2021.   

A medida impacta as três funções disponíveis na pesquisa demográfica: recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.  

Ribeirão Preto e outras 13 cidades da região somam 943 vagas somente para o cargo de recenseador. 
 
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

A decisão foi tomada devido ao corte de R$ 71 milhões - aprovado pelo Congresso - no orçamento para a realização da pesquisa deste ano. O texto, contudo, ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 
 
Antes, a previsão era de que as provas para agentes censitários fossem aplicadas em 18 de abril. Na semana seguinte, no dia 25, estava marcado o exame para a função de recenseador.  

Ressarcimento e novas datas


Por meio de nota, o IBGE reiterou que ainda há a possibilidade da realização do Censo 2021, a depende de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento previsto.

Desta forma, considerando a chance da realização, o instituto ainda não se posicionou oficialmente sobre o ressarcimento das inscrições. Em 2020, quando a pesquisa não chegou a ser realizada, o valor pago pelos candidatos foi ressarcido. 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON