A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiu uma autorização de voo experimental para o carro voador apresentado na última edição da Agrishow, em Ribeirão Preto. Segundo a agência, a autorização permite à empresa que trouxe o veículo para o Brasil em executar testes e ensaios para avaliar as características operacionais do equipamento.
A licença foi emitida para Gohobby Future Technology Ltda, aplicável ao modelo EHang EH216, fabricado na China.
A Anac tomou como base o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial, equiparando a operação do modeloao drone de Classe 1. “Assim, durante a análise, o foco da Agência foi a avaliação da segurança da operação, principalmente no que se refere à proteção de terceiros”, informa.
Contudo, a agência informou que foram impostas algumas limitações para operação do equipamento, como a proibição de transportar pessoas, voos em linha de visada visual (em inglês VLOS) e a implementação de áreas fixas para testes.
Sem previsão de uso
Em comunicado, a Anac reforçou que, no momento, não há perspectiva, a curto prazo, de certificação dessa aeronave no Brasil, pois atualmente não existe padrão de segurança reconhecido internacionalmente para a aprovação de aeronaves desse tipo e sua operação.
SAIBA MAIS
USP de Ribeirão Preto abre concurso público com salários de R$ 15 mil
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Måneskin vai acabar?