A alta dos juros fez com que os empresários ficassem bem mais receosos na procura por crédito. Essa postura ficou evidente na 14ª Pesquisa “Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nos meses de abril e maio deste ano.
O estudo mostrou que a proporção de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas que procuram empréstimos praticamente se manteve estável, em torno de 50%, desde meados do ano passado. Porém, há alguns fatores que podem facilitar o acesso dos empreendedores ao crédito para que possam manter, ou ampliar os seus negócios.
Nas cooperativas de crédito, o relacionamento entre a instituição financeira e o candidato ao crédito tem um peso importante. No Sicoob Cooperac, para que o acesso às linhas de crédito seja facilitado, os cooperados podem solicitar a liberação do dinheiro pelo próprio aplicativo, por meio da Fábrica de Limites. Os cooperados que têm a análise de crédito positiva, podem escolher o valor e a forma de pagamento com autonomia.
Com vaga em Ribeirão, concurso tem oportunidades para 38 funções
Veja como vai ser o mutirão do emprego em Ribeirão Preto
Somente neste ano a cooperativa já liberou quase R$ 1 milhão em crédito por meio da ferramenta, que já beneficiou 100 cooperados. Eles podem usar este recurso para solicitar capital de giro para empresas e empréstimo pessoal.
“As cooperativas de crédito são instituições financeiras que não visam o lucro. Pelo contrário, elas funcionam como ponte entre pessoas, empresas e o crédito. Por isso oferecemos um portfólio completo de produtos e serviços, com taxas diferenciadas. A Fábrica de Limites foi criada para facilitar o acesso de nossos cooperados aos recursos financeiros, sempre que precisarem”, explica Cesar Campez, presidente da Cooperac.
Um dos cooperados que já utilizaram essa facilidade foi o engenheiro Mário Augusto Garcia, da CMAG Engenharia. “Eu utilizei recentemente pela primeira vez e achei muito fácil e prático. Você não precisa ficar encaminhando documentos. Basta entrar no aplicativo, escolher o valor e a forma de pagar”, explica. “Como tenho uma empresa que faz prestação de serviço tenho muitas despesas com viagens, alimentação, folha de pagamento e às vezes demoramos um período mais longo para receber do cliente, o que gera um furo no caixa. E com o capital de giro da Cooperac eu consigo sanar esse problema”, conta o empresário.
Critérios para obter empréstimo:
– não ter restrições;
– comprovar renda de, no mínimo, um salário mínimo;
– ser cooperado há pelo menos 1 mês;
– ter boa nota de risco na operação.