A empresa Logum Logística S.A, com operação em Ribeirão Preto, responsável pela operação de um sistema logístico de transportes de combustíveis e biocombustíveis multimodais, planeja expandir e, com isso gerar empregos.
O projeto foi apresentado pelo diretor presidente da empresa, Wagner Biasoli, para uma comitiva da Prefeitura de Ribeirão Preto que esteve no local. A empresa está expandindo seus dutos por cidades na região metropolitana de São Paulo.
Atualmente, a operação está entre as cidades de Uberaba-MG, passando por Ribeirão Preto (onde está o centro de controle operacional, que garante o mais completo controle e monitoramento de toda a operação do sistema da empresa) e chegando à Ilha DÁgua-RJ – são 350 quilômetros de dutos. A expansão planejada será para as cidades de Guarulhos, São Caetano do Sul, São José dos Campos e Guararema.
Quando tiver todas suas fases concluídas, o duto terá uma capacidade instalada suficiente para atender à crescente demanda de transporte de etanol e outros combustíveis, movimentando cerca de sete bilhões de litros por ano de etanol, através de um sistema ambientalmente limpo e sustentável, em fluxos com elevadas demandas de movimentação e com restrições para crescimento por meio rodoviário.
Além de garantir mais segurança, o transporte por dutos gera benefícios à sociedade e ao meio ambiente. Até 2030, cerca de 400 mil viagens de caminhões transportando combustíveis serão evitadas, o que alivia o tráfego e reduz o custo de manutenção das rodovias, além de reduzir a emissão de 230 mil toneladas de CO² por ano.