Na última terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei Combustível do Futuro, que incentiva a produção e uso de combustíveis sustentáveis. Segundo o Ceise BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Bioenergia), a medida pode trazer novos investimentos para região de Ribeirão Preto.
“Com a implementação das novas diretrizes, projetamos um aumento expressivo nos investimentos, resultando em uma expansão da capacidade produtiva e inovação tecnológica”, afirma Rosana Amadeu, presidente da entidade.
Entre os pontos destacados na nova lei, estão o estímulo aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, investimentos de bioenergia em Sertãozinho, principal polo industrial do setor, criação de vagas de trabalho diretos e indiretos e o aumento pela demanda de máquinas para produção de biocombustíveis.
“A legislação representa um marco na promoção da mobilidade sustentável no Brasil, estabelecendo diretrizes essenciais para o desenvolvimento de programas nacionais de diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano, entre outras medidas”, completa.
Investimento bilionário
A previsão do Governo Federal é que o novo marco possa gerar mais de R$ 260 bilhões de investimentos no agro e na cadeia dos biocombustíveis.
“Vamos aumentar a mistura do etanol na gasolina. Estamos fortalecendo a cadeia do etanol criada há 40 anos, impulsionada nos anos 2000 com os veículos flex”, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Principal produtora do País
A região de Ribeirão Preto produz o equivalente a 14% do etanol de cana-de-açúcar fabricado no Brasil, de acordo com a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioernegia). São 3,5 bilhões de litros por safra.
SAIBA MAIS
Com vagas em Ribeirão Preto, concurso público dos Correios é aberto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Incêndios florestais: prática pode prejudicar a safra de cana