Com chuvas abaixo da média desde o ano passado, os níveis dos reservatórios de água das usinas hidrelétricas caíram significativamente nos últimos meses.
A chegada do inverno na próxima segunda-feira (21), deve agravar ainda mais a situação e não está descartado um apagão no país, apesar das chances serem pequenas, comenta o meteorologista Fábio Luengo.
“A crise hídrica vem desde o ano passado e ganhou força no último verão quando choveu abaixo da média. Um dos motivos foi o fenômeno La Niña, conhecido por causar o resfriamento das águas do oceano pacífico e interferir na incidência das chuvas no Brasil”.
Ainda segundo ele mesmo que chova um pouco no inverno, período de maior estiagem do ano, não será o suficiente para resolver o problema. “Por todo esse cenário a possibilidade de apagão não está totalmente descartada, existe o risco sim”, finaliza Fábio.
Conta de luz mais cara
Os níveis baixos dos reservatórios obrigam a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a acionar as usinas térmicas que têm geração de energia mais cara. Com isso a conta de luz também sobe.
Na última terça-feira (15), o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, já anunciou um reajuste de 20% [clique para saber mais] na tarifa da bandeira vermelha. (Com EPTV)