
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou, nesta terça-feira (6), a suspensão das provas dos concursos para o Censo 2021.
A medida impacta as três funções disponíveis na pesquisa demográfica: recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.
Ribeirão Preto e outras 13 cidades da região somam 943 vagas somente para o cargo de recenseador.
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
A decisão foi tomada devido ao corte de R$ 71 milhões – aprovado pelo Congresso – no orçamento para a realização da pesquisa deste ano. O texto, contudo, ainda precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Antes, a previsão era de que as provas para agentes censitários fossem aplicadas em 18 de abril. Na semana seguinte, no dia 25, estava marcado o exame para a função de recenseador.
Ressarcimento e novas datas
Por meio de nota, o IBGE reiterou que ainda há a possibilidade da realização do Censo 2021, a depende de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento previsto.
Desta forma, considerando a chance da realização, o instituto ainda não se posicionou oficialmente sobre o ressarcimento das inscrições. Em 2020, quando a pesquisa não chegou a ser realizada, o valor pago pelos candidatos foi ressarcido.