- Publicidade -
EconomiaINSS altera limite de juros do empréstimo consignado

INSS altera limite de juros do empréstimo consignado

Decisão publicada no Diário Oficial da União diz que percentual do empréstimo consignado passa de 1,8% para 2,14% ao mês

- Publicidade -

 

Beneficiários do INSS já podem checar calendário de 2022 (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
INSS altera limite de juros do empréstimo consignado –  (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

- Publicidade -

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou aumento do teto dos juros cobrados nas operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por causa do aumento na taxa Selic e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos últimos meses. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.

O percentual do empréstimo consignado passa de 1,8% para 2,14% ao mês. Para operações realizadas pelo cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

O secretário de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim, destacou que o conselho define o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada.

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência explica que a metodologia usada no cálculo do novo teto de juros do consignado teve como referência a taxa de juros real calculada em 16,1%. Considerando a taxa de juros real, o novo índice é o menor desde 2015.

O CNPS disse que as mudanças ocorrem por causa das oscilações do mercado financeiro e destacou a importância da educação financeira para aposentados e pensionistas do INSS. (Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência) 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -