A Prefeitura de Ribeirão Preto está distribuindo os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2023. Segundo o planejamento do Executivo, todas as unidade pagadoras do imposto – terrenos e imóveis – devem receber os carnês até o dia 5 de janeiro. A distribuição já passou da metade.
Para 2023, não há aumento real no valor do metro quadrado, já que a Planta Genérica de Valores não é atualizada desde 2012. No entanto, o IPTU vai ter correção de 6,46%. O aumento foi calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – entre novembro de 2021 a outubro de 2022.
VEJA TAMBÉM
Imagem mostra momento em que vigia é baleado em Ribeirão
Pagamento
Quem optar pelo pagamento da parcela única até o dia 10 de janeiro de 2023, terá desconto de 10%. Mas também há a opção do pagamento em 12 parcelas sem juros – os vencimentos acontecem todo dia 10, entre janeiro e dezembro.
De acordo com a Secretaria da Fazenda, quem não receber o carnê, pode emitir a segunda via por meio do site da prefeitura (clique aqui).
Já os pedidos de isenção ou revisão do IPTU 2023 devem ser feitos até o dia 2 de fevereiro também no site da prefeitura ou presencialmente no Poupatempo (Novo Shopping).
LEIA MAIS
Vai passar o Ano Novo na praia? Veja a previsão do tempo no litoral paulista
VEJA QUEM TEM DIREITO A ISENÇÃO:
- Aposentado
- Associação Esportiva
- Associações Beneficentes
- Associações de Classe e de Bairros
- Ex-combatente
- Imóveis com até 60 m² de Área Construída
- Imóveis com Ocorrência de Enchente
- Menor Órfão
- Pensionistas e aos Beneficiados pelo LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social)
- Pessoas Incapacitadas
- Portadores de HIV e Hansenianos
- Sindicato
- Viúvas e Viúvos
- Invalidez