O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, esteve em Ribeirão Preto na tarde desta quarta-feira (23) para o lançamento de um edital para o financiamento de empresas do setor de inovação em Inteligência Artificial.
LEIA MAIS – Empresa diminui ritmo de obras do Bom Prato do HC, em Ribeirão
Ao todo, são R$ 80 milhões que serão destinados a startups de tecnologias em agronegócio, saúde, indústria, cidades inteligentes e turismo. Os recursos não precisam ser devolvidos ao Governo Federal e podem participar empresas de todo o Brasil.
Segundo o ministério, o dinheiro é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Serão distribuídos R$ 20 milhões para cada área temática do edital e as inscrições seguem até junho de 2022 no portal da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – clique aqui.
Podem participar empresas brasileiras, individualmente ou em conjunto com outras empresas nacionais. O objetivo é promover a parceria entre startups, empresas e demais instituições para desenvolvimento tecnológico em Inteligência Artificial. O prazo de execução do projeto deverá ser de até três anos, prorrogável, justificadamente, a critério da FINEP/MCTI.
“Nós esperamos que tenhamos na região de Ribeirão Preto várias propostas de startups. Ribeirão Preto se destaca bastante na área do agronegócio e da saúde em termos de desenvolvimento. Descobri hoje que tem muitas empresas de cervejas artesanais, de repente, algo pode ser associado”, disse o ministro.