- Publicidade -

Ribeirão PretoEconomiaNovas regras de segurança do Pix começam a valer; veja o que muda

Novas regras de segurança do Pix começam a valer; veja o que muda

O Banco Central anunciou as mudanças em março e confirmou que elas afetam cerca de 1% das chaves Pix cadastradas.

- Publicidade -

As novas regras de segurança do Pix começaram a valer nesta terça-feira (1º). Os bancos devem consultar a base da Receita Federal para confirmar as informações associadas às chaves Pix. O objetivo é evitar fraudes, como o uso de CPF de pessoas mortas ou com dados inconsistentes.

O Banco Central anunciou as mudanças em março e confirmou que elas afetam cerca de 1% das chaves Pix cadastradas. A verificação busca garantir que o nome vinculado à chave Pix esteja de acordo com os dados registrados na Receita.

- Publicidade -

Quem terá a chave excluída?

Entre pessoas físicas, os bancos vão excluir as chaves CPF com as seguintes situações:

  • 4,5 milhões com grafia inconsistente
  • 3,5 milhões pertencem a falecidos
  • 30 mil com CPF suspenso
  • 20 mil com CPF cancelado
  • 100 com CPF nulo

Entre pessoas jurídicas, as exclusões incluem:

  • 984.981 com CNPJ inapto
  • 651.023 com CNPJ baixado
  • 33.386 com CNPJ suspenso
  • Quantidade de CNPJ nulos ainda não informada

    A exclusão começa a partir de julho.
    As instituições financeiras devem revisar os dados sempre que houver solicitação de registro, alteração, portabilidade ou reivindicação de posse da chave.

O que muda nas chaves?

  • Chaves aleatórias: não será mais possível alterar os dados vinculados. O usuário deverá excluir a chave antiga e criar uma nova.
  • Chaves por e-mail: a partir de abril, a titularidade não poderá ser alterada. A chave não poderá ser transferida para outra pessoa.
  • Chaves por celular: seguem com possibilidade de mudança de titularidade e conta, devido à troca frequente de números.

As novas regras do Pix não têm relação com dívidas ou nome negativado. Quem está com o nome sujo continua apto a fazer transferências normalmente. Além disso, as mudanças não envolvem cobrança de impostos nem penalidades por débitos em aberto.

O Banco Central também alterou as regras para devolução de valores enviados a contas sem chave Pix.Desde novembro de 2024, o Banco Central eliminou o limite de R$ 200 e restabeleceu a norma anterior, que permite devoluções sem restrição de valor.

Para verificar a situação do CPF, o usuário deve acessar o site da Receita Federal e consultar a aba “Comprovante de situação cadastral”. Caso o CPF esteja suspenso, é possível regularizar os dados por meio de um formulário disponível na mesma plataforma.

- Publicidade -

SAIBA MAIS

Governo anuncia R$ 78,2 bi para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Febre Aftosa: O que é a doença da filha de Tays Reis?

- Publicidade -

Mariana Queiroz
Mariana Queiroz
Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau, pernambucana e atualmente morando em Ribeirão Preto. Atuou como repórter, radialista e assessora de comunicação.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas