- Publicidade -

Ribeirão PretoEconomiaPix automático: Descubra como usar e quais são as regras

Pix automático: Descubra como usar e quais são as regras

A ferramenta funciona como uma alternativa ao débito automático tradicional e também ao cartão de crédito; Serviço começou nesta segunda

- Publicidade -

O pix automático começou a funcionar nesta segunda-feira (16). A nova modalidade permite o pagamento automático de contas recorrentes diretamente do banco do cliente, sem precisar repetir a operação todos os meses.

A ferramenta funciona como uma alternativa ao débito automático tradicional e também ao cartão de crédito, sendo útil para pagar contas como luz, água, escola, academia, condomínio e assinaturas digitais.

- Publicidade -

O que é o pix automático?

O pix automático é uma função do sistema pix que permite o pagamento de cobranças de forma automática. O cliente autoriza uma vez, e os próximos pagamentos são realizados automaticamente pelo banco, seguindo as condições definidas.

Como funciona o pix automático?

Para usar o pix automático, a empresa responsável pela cobrança (como escolas ou concessionárias de energia) precisa oferecer essa forma de pagamento. O cliente receberá uma solicitação de autorização no aplicativo do banco.

Ao aceitar, poderá configurar limites, como o valor máximo por cobrança e se o banco pode usar o limite do cheque especial. Os pagamentos podem ser semanais, mensais, trimestrais ou anuais.

Após a autorização, o banco agenda os pagamentos e envia notificações ao cliente. No dia do vencimento, o valor é debitado automaticamente da conta.

Como ativar o pix automático?

  • A empresa envia o pedido de autorização para o banco do cliente;
  • A solicitação aparece no aplicativo bancário;
  • O cliente analisa, aceita ou recusa a cobrança;
  • Se aceitar, define regras como limite de valor e uso de saldo especial;
  • O banco agenda os pagamentos e informa o cliente sobre cada um.

Diferente do débito automático tradicional, o pix automático funciona entre qualquer banco, facilitando o recebimento por parte de pequenas e médias empresas. Antes, era necessário um convênio com cada banco.

- Publicidade -

Agora, as instituições financeiras devem permitir que seus clientes façam pagamentos nessa modalidade. No entanto, oferecer esse tipo de cobrança é uma decisão da empresa.

É gratuito?

De acordo com o Banco Central, o uso do pix automático é gratuito para pessoas físicas. Isso vale para transferências entre pessoas e também para pagamentos feitos a empresas.

A ferramenta também pode ser útil para quem não tem cartão de crédito, especialmente em serviços com cobrança recorrente, como plataformas de streaming.


SAIBA MAIS

Polícia identifica mulher morta em grave acidente de carro em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Padilha de ‘A Viagem’ é gay?

- Publicidade -

Mariana Queiroz
Mariana Queiroz
Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário Mauricio de Nassau, pernambucana e atualmente morando em Ribeirão Preto. Atuou como repórter, radialista e assessora de comunicação.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas