O preço do litro do Etanol chegou, nesta quarta-feira (29), a R$ 4,79 em Ribeirão Preto. O valor foi encontrado em um posto de combustíveis na zona Sul, onde, há uma semana, o litro estava R$ 0,10 mais barato.
O representante do Núcleo dos Postos de Combustíveis de Ribeirão, Fernando Roca, explica que existe uma tendência de aumento do preço do etanol devido ao resultado ruim da atual safra da cana-de açúcar, somado aos adventos das geadas e queimadas.
“Infelizmente a safra este ano não teve a mesma produtividade do ano passado e nós não constatamos um preço vantajoso para o etanol durante esse período. Chegando mais para o final da safra, agora em outubro já entraremos no período de entressafra, a tendência do etanol é subir ainda mais de preço”, diz.
Outro fator que influencia os preços é a dinâmica do mercado sucroalcoleiro. Roca afirma que atualmente o valor do açúcar no mercado internacional está mais atrativo, o que faz as usinas investirem mais na produção dessa commodity, ao invés do etanol.
Os combustíveis estão entre os produtos que acumulam a maior alta em 2021, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Instituição aponta que entre janeiro e agosto, o álcool teve aumento de 40,5%, a gasolina chegou a 31,09% e o diesel, ficou em 28,02%. (Com EPTV)
VEJA TAMBÉM – Ambev anuncia aumento do preço da cerveja em outubro