Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

especiais

Agrishow apresenta sensor que evita acidentes de trânsito

Vsafe identifica comportamentos de risco do motorista por meio de análise inteligente de imagens e auxilia na redução dos acidentes causados por falha humana

| ACidadeON/Ribeirao


A Agrishow é a primeira feira do segmento a receber o Vsafe, sensor que identifica em tempo real os comportamentos de risco dos motoristas que podem causar acidentes de trânsito. 

O sistema é composto por duas câmeras, uma voltada para o motorista e outra para a pista: ele identifica situações que colocam o motorista em perigo, como sonolência, uso de celular ao volante, distração, risco de colisão, uso de cigarro e trocas de faixas. 

Dalton Conselvan, diretor-geral da Veltec, explica que esse monitoramento ganhou muita eficiência com o uso dessa inteligência artificial. "No caso do Vsafe, trata-se de um sistema a favor da vida que promove a prevenção de acidentes, e também gera uma economia significativa de custos dos clientes. Ao mesmo tempo, é um sistema amigável para o motorista, que auxilia na atenção ao volante e melhora a sua experiência na estrada". 

Pela câmera frontal, é possível detectar a distância mais segura do veículo à frente, além de indicar quando o motorista realiza trocas de faixas sem a devida sinalização. Para acompanhar em tempo real o trabalho dos motoristas a ferramenta emite alertas ao condutor e à central de monitoramento; os vídeos das infrações podem ser visualizados em uma plataforma web e aplicação mobile.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Mais do ACidade ON