Aguarde...

especiais

Agrishow 2019 apresenta inteligência artificial que auxilia o agricultor

Produto envia dados à distância, como vazão, volume e pressão de água, reduzindo a necessidade do envio de equipes

| ACidadeON/Ribeirao

 
A Agrishow 2019, que acontece em Ribeirão Preto esta sexta-feira (3), apresenta uma nova solução que adota a tecnologia da Internet das Coisas (IoT). A Unidade Remota de Monitoramento de Poços (URMP), permite a gestão remota de poços e auxilia o agricultor no controle e economia de água.

Para Rafael Viana, engenheiro de aplicações da linha de água da Itron, a URMP é uma ferramenta imprescindível para conhecer e controlar o consumo e detectar possíveis problemas e perdas. Muito é difundido sobre a economia de água no ambiente doméstico, porém os maiores consumidores são os clientes dos setores agrícola e industrial. Os consumos e perdas individuais destes clientes são muitas vezes maiores do que das cidades onde estão situados."

Viana também acredita que seja um cenário positivo de abertura de possibilidades. "Soluções para monitoramento e agricultura de precisão baseadas em tecnologias como as de IoT até bem pouco tempo não eram tão acessíveis a pequenos produtores. A facilidade deste acesso é certamente a chave para que pequenos produtores conheçam e controlem suas produções e propriedades de forma a serem mais eficientes, produtivos e sustentáveis."

Mais do ACidade ON