Aguarde...

especiais

Você pode comer de tudo, mas nem pense em comer tudo

Último seminário do Agenda do Agronegócio mostra que comer bem depende muito de algo chamado bom senso

| ACidadeON/Ribeirao

Última rodada de palestras do Agenda do Agronegócio debateu a importância da alimentação saudável (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Que ter uma alimentação saudável? Coma legumes, verduras, frutas, pratique alguma atividade física mas, acima de tudo, use o bom senso. Esqueça as dietas da moda.

Esse pode ser o resumo do quarto e último painel do Agenda do Agronegócio, que teve como tema “Alimentação Saudável”.

Um dos responsáveis pela desmistificação dos famosos programas de emagrecimento em uma semana foi o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Na sua apresentação, criticou não apenas a ditadura das dietas, como também a demonização de alimentos, como café, ovos, carne vermelha e chocolates, entre outros.

“Se você comer diariamente até 150 gramas de carne, um quilo por semana, não tem problema nenhum. O problema são os excessos”, disse.

Bacon? Pode comer, sim, desde que seja duas ou três vezes por semana. Acima disso, dobra a (assustadora) chance de se ter câncer de bexiga.

E os ovos? Tudo bem, desde que seja, no máximo, um por dia. Da mesma forma, o chocolate (amargo) também pode fazer parte da sua alimentação, desde que limitado a 50 gramas/dia, cinco dias por semana.

E, sim, você pode tomar café. Quatro a seis xícaras por dia reduzem em 28% as chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Portanto, a palavra-chave em tudo é uma só: bom senso. Ou, como disse a nutricionista Milene Gonçalves, “às vezes é preciso transgredir as regras e entender que não existe alimento proibido, mas o momento certo em que podemos consumir alimentos”.

Agricultura e meio ambiente

O Agenda do Agronegócio foi um conjunto de quatro seminários que trouxe diversos pesquisadores, empresários e políticos para discutir a relação entre agricultura e meio ambiente.

O evento foi realizado pela Oceano Azul e governo do Estado entre os dias 2 e 5 deste mês.

O evento teve apoio institucional da EPTV e o apoio de mídia de A Cidade, portal A CidadeON e rádios Jovem Pan e CBN.

Mais do ACidade ON