Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Esportes

Brasil vence a Itália e vai às oitavas na Copa do Mundo feminina

Em partida, Marta tornou-se a maior artilheria da história das Copas, femininas ou masculinas, com 17 gols

| FOLHAPRESS

Marta comemora seu gol durante partida contra a Itália (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress)


VALENCIENNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) - O Brasil venceu a Itália por 1 a 0 nesta terça (18) e garantiu sua passagem para as oitavas de final da Copa do Mundo da França. As próximas adversárias devem ser as francesas, no domingo (23). Com o resultado, a seleção feminina chegou a 6 pontos e assegurou vaga entre as quatro melhores terceiras colocadas da fase de grupos -em duas das três chaves ainda em aberto, as terceiras alcançarão no máximo 3 pontos.  

O jogo começou com pressão do time europeu. Aos 5 minutos, a meia Bonansea (dois gols no Mundial) já levou perigo ao gol de Bárbara. As brasileiras acordaram na marca dos 15 minutos, com um toque de letra de Debinha depois de escanteio cobrado por Marta -que, na jogada seguinte, por pouco não fez um gol olímpico.  

Aos 27, Girelli abriu o placar para a Itália, mas em posição irregular. O gol foi anulado. As europeias voltaram a dominar o jogo nos minutos finais da primeira etapa, marcados por uma defesa espetacular da goleira brasileira após chute à queima-roupa de Bonansea. 

O Brasil voltou mais forte após o intervalo e, pela primeira vez nesta Copa, com Marta na segunda etapa. Andressinha, que substituiu na partida a veterana Formiga, bússola do grupo, achou a trave em bela cobrança de falta aos 6. Pouco depois, a zagueira Kathellen, que acumulava falhas na defesa, cabeceou rente à trave.  

Aos 29, Marta converteu pênalti sofrido por Debinha e tornou-se a maior artilheria da história das Copas, femininas ou masculinas, com 17 gols. Até então ela estava empatada com o alemão Miroslav Klose. Apesar de contar com duas vitórias na primeira fase, o Brasil foi superado no saldo de gols pela Austrália, que venceu a Jamaica por 4 a 1, com quatro gols de Sam Kerr, e também chegou a seis pontos.  

Com a terceira colocação, a provável oponente da seleção nas oitavas é a França, que vem de três vitórias na etapa de grupos. A definição depende das outras melhores terceiras colocadas. Outra adversária possível é a Alemanha, que venceu sua chave também com três triunfos.  

BRASIL Bárbara; Letícia (Poliana), Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Andressinha, Marta (Luana); Ludmila, Cristiane (Bia Zaneratto) e Debinha. T.: Oswaldo Alvarez  

ITÁLIA Laura Giuliani; Alia Guagni, Sara Gama, Elena Linari e Elisa Bartoli (Lisa Boattin); Aurora Galli, Manuela Giugliano e Valentina Cernoia; Valentina Giacinti (Valentina Bergamaschi), Cristiana Girelli (Ilaria Mauro) e Barbara Bonansea. T.: Milena Bertolini  

Local: Stade du Hainaut, em Valenciennes (FRA)  

Árbitra: Lucila Venegas (MEX) Assistentes: Mayte Chavez (MEX) e Enedina Caudillo (MEX)  

Cartões amarelos: Letícia e Kathellen; Elisa Bartoli  

Gols: Marta, aos 28min do segundo tempo (BRA)

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON