Aguarde...

Esportes

Promessa do skate de Ribeirão Preto sonha com as Olimpíadas

Ainda novo, Rafael Amorim, de 10 anos, acumula títulos de expressão nacional e já participou de treinamentos com Bob Burnquist e Mineirinho

| ACidadeON/Ribeirao



Natural de Ribeirão Preto, Rafael Amorim, de 10 anos, é visto como uma das promessas do skate brasileiro. O garoto, campeão em torneios nacionais, já participou de sessões de treinamento com nomes como Bob Burnquist e Sandro Dias, o "Mineirinho".   

"No início, ficava tímido e envergonhado, mas depois tudo ficou natural. Quando você passa a conhecer eles [Bob e Sandro] fora da pista, percebe que são pessoas simples", disse Rafa, ao ACidade ON.     

"Nos treinamentos que tivemos, eles sempre me apoiaram e deram dicas de como aprimorar e aprender novas manobras. Isso é incrível. Vai fazer toda diferença na minha evolução", completou.    

Em 2018, o garoto venceu o Campeonato de Street da cidade de Orlândia-SP. No mesmo ano, disputando na categoria adulta, alcançou o terceiro lugar na Globre Locals, em Ribeirão Preto. Já em 2019, foi terceiro na Litlle Monster, competição realizada na cidade de Itajaí-SC.  



SONHO OLÍMPICO  

Acompanhado a carreira do filho desde o início, Alexandre Amorim conta que, a partir do momento em que o skate foi colocado na agenda olímpica, Rafa passou a olhar o esporte de outra forma.  

"O fato do skate ter se tornado um esporte olímpico motivou ainda mais o Rafa. Vejo que, além de andar simplesmente pela paixão, ele está se esforçando cada dia mais para poder representar o Brasil em competições internacionais. Essa é, exatamente, a meta dele", afirmou o pai.  


TRABALHO  


Diariamente, Rafa dedica entre duas e quatro horas às sessões de treinamento. O garoto, considerado atleta "overall" - modalidade do skate que engloba street, bowl e vertical -, vive em Floripa (SC) com os pais.  

Na cidade, ele é treinado por Affonso Muggiatti e Miguel Catarina, técnicos de skatistas que defendem a seleção brasileira. Durante dois dias da semana, Rafa realiza sessões na Half-Pipe, pista do campeão mundial de skate, Pedro Barros.  

Além do trabalho técnico, o jovem skatista também recebe cuidados físicos em uma academia de Florianópolis. Lá, é assistido por Thiago Wagner Sartori, que comanda atividades de recuperação física e fortalecimento muscular.  


RAÍZES

Mesmo morando em Florianópolis, Rafa visita frequentemente Ribeirão Preto, onde seu pai possui uma empresa. 

Ao portal, Alexandre se disse entusiasmado com a construção da pista de skate no Parque Maurílio Biagi e falou sobre a possibilidade da família retornar à cidade.  
  
"Estamos estudando, ainda. Tudo depende do apoio que conseguirmos para a carreira do Rafa", esclareceu.  

 
VEJA A PROJEÇÃO DA PISTA DE SKATE DO PARQUE MAURÍLIO BIAGI: 

Mais do ACidade ON